Prefeitura divulga relatório de avaliação e cumprimento de metas fiscais. PDF Imprimir E-mail

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Prefeitura divulga relatório de avaliação e cumprimento de metas fiscais Equilibrar e manter as contas públicas sob controle e restaurar serviços essenciais à população. Este é o principal trabalho que vem sendo desenvolvido pela Administração Municipal que enfrenta o grande desafio de colocar Cruzeiro no mapa das cidades cuja Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) vem sendo cumprida.

A divulgação do relatório de avaliação e cumprimentos de metas fiscais (referente a contas públicas) pela Prefeitura de Cruzeiro não poderia ser mais animadora, mesmo estando ainda longe do ideal, visto que as finanças do município precisam de atenção e responsabilidade, o que vem sendo executado à risca. O uso dos recursos próprios são advindos de arrecadações municipais.

Quando assumiu o governo no início de 2017, o prefeito Thales Gabriel prometeu priorizar a arrumação da casa para solucionar o grave problema das finanças. É o que vem acontecendo.

Em 2016, o montante da dívida consolidada líquida (todas as contas do município) era de R$ 182.522.134,06. Já em 2017, até 30 de agosto, esta conta – ainda elevada – ficou em R$ 140.710.709,51, redução de 23%.

A de ressaltar que o município vem cumprindo as metas fiscais impostas pela LRF, em especial a diminuição das despesas com pessoal em 6,38%, comparado a dezembro de 2016. Em valores a redução do gasto com pessoal foi de R$ 5,8 milhões, abaixo do limite da LRF em 50,41%.

Não sem dificuldades, a Secretaria de Finanças da Prefeitura que divulgou os dados vem se desdobrando para equacionar as contas públicas em todos os setores a fim de manter os serviços públicos fundamentais, como as atividades na área da Saúde (Santa Casa e Postos de Atendimento), iluminação de ruas e praças com mais qualidade, coleta de lixo e limpeza da cidade. Ao assumir o posto de prefeito, Thales Gabriel deu início ao processo de entendimento com trabalhadores, por meio de sindicatos e instituições, e buscou efetuar, por exemplo, o pagamento de dívidas trabalhista e previdência (precatórios). Somente o montante referente à gestão anterior (2016) atingiu a cifra de R$ 9 milhões.

Neste ano, até agosto, a Prefeitura Municipal arrecadou R$ 112.785.620,81, referente a receitas fiscais líquidas, e teve despesas da ordem de R$ 100.239.450,21, gerando assim uma economia de R$ 12.546.170,60, o chamado superávit primário que servirá para pagar o juro da dívida.

As informações contidas no relatório foram disponibilizadas pela equipe da Secretaria de Finanças, coordenada pela secretária Elaine Oliveira. Prefeitura de Cruzeiro – construindo uma nova cidade com responsabilidade e comprometimento com população.

 
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