Skip to content

|

AGOSTO DOURADO

10/08/2022

09:15

A Secretaria de Saúde de Cruzeiro – SEMUS, está promovendo atividades educativas, de orientação e conscientização ao longo do mês de agosto sobre amamentação e aleitamento materno para gestantes e puérperas (no pós-parto).
Todas as unidades de saúde ofertam instruções às mães sobre aleitamento materno. Recentemente vários funcionários participaram de Seminário promovido pela pasta, para terem mais conhecimento e condições de orientar a população sobre a importância do aleitamento materno.
Todos os anos, nacionalmente, é lançado uma campanha educativa e de conscientização sobre a importância da amamentação. A campanha nacional do Agosto Dourado deste ano, apresenta o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, lançada pelo Ministério da Saúde.
Em Cruzeiro, os profissionais de saúde estão ajudando a incentivar e fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais, além dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto a amamentação segura e seus benefícios. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.
*Leite Materno*
Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome; contribui para a melhora nutricional da criança; reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes; diminui os riscos de infecções e alergias; e possibilita um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.
*Origem*
O Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, foi criado em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar a campanha pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.