A cidade de Cruzeiro participa neste ano da Virada Inclusiva, iniciativa estadual, celebrando o tema “10 anos de LBI – Direito de ser, viver e protagonizar”, em referência à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), marco nacional que garantiu avanços importantes na cidadania e nos direitos das pessoas com deficiência.
Em Cruzeiro, o evento acontecerá na sexta-feira, 5 de dezembro, das 8h às 17h, no Museu Major Novaes, com uma programação ampla, acessível e gratuita. A realização é da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SEPCD) em parceria com órgãos municipais e instituições apoiadoras.
Durante todo o dia, o público poderá participar de palestras, apresentações culturais, shows, gincanas, atividades de lazer, ações de saúde, empreendedorismo solidário e participação comunitária, com o objetivo de promover convivência, inclusão e valorização do protagonismo da pessoa com deficiência na sociedade.
Além das apresentações, a Virada Inclusiva de Cruzeiro contará também com a Feirinha ‘Quem me criou faz’, onde pais e familiares de pessoas com deficiência que produzem e comercializam algo poderão expor e vender seus produtos, fortalecendo assim, o empreendedorismo familiar.
O evento contará também com a participação de parceiros e clínicas que acompanharam o trabalho da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Cruzeiro ao longo do ano, como a Secretaria da Educação (SEMEC), Secretaria da Saúde (SEMUS), Secretaria do Meio Ambiente, CAPS e CRAS. A ação contará com atividades como aferição de pressão, medição de glicose, distribuição de mudas e demonstração da cadeira Juliette.
A Administração Municipal convida toda população para passar um dia diferente no museu, um dia em família, com a oportunidade de conhecer os projetos da Secretaria da Pessoa com Deficiência e os serviços ofertados pelo município.
A Virada Inclusiva reforça o compromisso da Prefeitura de Cruzeiro com políticas públicas que promovem autonomia, participação e reconhecimento das pessoas com deficiência como protagonistas de suas histórias e de seus direitos.
Mais informações e atualizações de programação podem ser acompanhadas pelas redes oficiais da Prefeitura de Cruzeiro e da SEPCD.



