Cidade de Cruzeiro

História

As rotas comercias estabelecidas pelos mineiros que demandavam aos Portos de Parati e Mambucaba fizeram surgir na região, então conhecida por Embaú, muitas roças dedicadas a fornecer produtos de abastecimento aos tropeiros. Nessa área, o sargento-mor Antônio Lopes de Lavra iniciou, em 1781, a construção da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição do Embaú, concluída seis anos depois.

Na povoação que ao lado da capela se formou, os primeiros povoadores passaram a comercializar os produtos locais, logo aumentando o núcleo urbano. Assim, em 1846, foi criada a freguesia e elevada à categoria de Município, em 1871, com o nome de Conceição do Cruzeiro, invocando a Santa Padroeira e o antigo marco divisório, em forma de cruz, construído no alto da serra, entre São Paulo e Minas Gerais.

Nesse ano, 1871, a Ferrovia Dom Pedro II, atual Central do Brasil, atingiu a povoação próxima, Santo Antônio do Porto da Cachoeira 
(Cachoeira Paulista ); o prolongamento do trecho Paulista, que iniciou-se a partir de São Paulo, passava a oito quilômetros de Conceição do Cruzeiro, não sendo possível alterar seu traçado. Assim, na fazenda Boa Vista, de propriedade de Manoel Freitas Novaes, a Ferrovia instalou uma estação, ao lado da qual se formou um segundo povoado, denominado Estação Cruzeiro.

HIDROGRAFIA

Sua proximidade às montanhas o premiam com diversos mananciais, observando que os rios e Ribeirões Dolores, da Barrinha, do Embaú, Passa Vinte e Itagaçaba. Esses são os principais que formam a ramificação do Rio Paraíba do Sul, que por ali mostram-se largos e volumosos. Completam a oferta aqüífera outros córregos diversos.

CLIMA

Seu clima é o sub-tropical quente, apresentando um inverno seco com baixa pluviosidade. A umidade relativa do ar média é 75,9% e a precipitação pluviométrica anual varia entre 1.400 e 2.500 mm. O movimento dos ventos no município é influenciado pela topografia da região. A circulação do vento de superfície se processa predominantemente nas direções NE, SO e E em qualquer época do ano

TOPOGRAFIA

Sua topografia apresenta relevo levemente ondulado, alcançando as elevações uma média de 515 metros acima do nível do mar, excetuando-se alguns cumes abruptos que surgem nas encostas da Serra da Bocaina. Tais pontos podem superar a marca de 2.000 metros, citando-se como exemplo o mais elevado, chamado Pico dos Marins, que atinge 2.422 metros de altitude.

Símbolos

BRASÃO

O brasão de Cruzeiro foi idealizado por José Heitgen. No alto, apresenta a coroa mural, simbolizando a autonomia do município e um talhado com a bandeira paulista no céu azul. Neste, encontramos as cinco estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul, cuja primeira designação simboliza o nome do município; em baixo, o Rio Paraíba correndo em campo de prata e refletindo o azul do céu em seu leito. Já na parte inferior encontramos um listel vermelho com os dizeres “Cultura, Civismo, Paz, Liberdade, Trabalho”.

BANDEIRA

É formada por um retângulo listrado de azul-celeste e branco. No flanco-quartel direito, contém um retângulo vermelho com um círculo branco onde repousa o mapa do Estado de São Paulo, todo em cor azul-celeste. Sobre o conjunto, acha-se colocada a figura da constelação do Cruzeiro do Sul, constituída de cinco estrelas: Gama, Delta, Epsilon, Beta e Alfa, de modo que a estrela Epsilon recaia sobre o mapa de São Paulo assinalando a localização geográfica da cidade de Cruzeiro.