Skip to content

|

Após sucesso em dois mutirões, Prefeitura de Cruzeiro lança oficialmente o Programa Fila Zero na Saúde

02/09/2022

08:32

Objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é zerar a demanda reprimida causada pela pandemia em várias especialidades médicas

 

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente, nesta sexta-feira (02) o programa ‘Fila Zero’. O objetivo é zerar a demanda reprimida de esperas em várias especialidades médicas ofertadas no município, que foram se acumulando devido ao período de pandemia, quando houve diminuição de atendimentos.

A iniciativa foi testada por dois finais de semana, com a realização de mutirões de consultas de oftalmologia. Depois de uma análise criteriosa, a pasta definiu que o projeto será realizado com mais frequência, atendendo outras especialidades.

O lançamento oficial inclui agora a especialidade de cardiologia, serão 75 consultas em sistema de mutirão realizadas todas as sextas feiras de setembro, totalizando 375 atendimentos. Somando-se às 200 consultas de rotina, serão 575 pessoas passando pelo especialista.

Os mutirões e atendimentos diários são realizados no recém inaugurado AME (Ambulatório Municipal de Especialidades), oferecendo todo conforto e comodidade que a nova estrutura oferece.

Devido aos dois anos de pandemia, com diminuição de atendimento e redução de equipe de trabalho, muitas consultas ficaram reprimidas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam para cerca de 1,5 mil pacientes a espera de atendimento.

Nos dois primeiros mutirões pilotos, na área de oftalmologia, a Secretaria de Saúde atendeu 378 pessoas, sendo 208 consultas no primeiro fim de semana e 170 no segundo.

A Saúde de Cruzeiro afirma ainda, que além da cardiologia, a oftalmologia ainda deve ser ofertada nesse sistema ao longo de setembro. Todos os pacientes com consulta marcada serão previamente comunicados.

Com a inauguração do novo Ambulatório de Especialidades de Cruzeiro, a cidade ganhou um grande reforço nos atendimentos médicos. O novo espaço contribuí para realização de consultas com mais agilidade, comodidade e otimização.

A pasta lembra, porém, que os pacientes que são chamados para o mutirão, são aqueles que já possuem consulta agendada e estão na fila a espera pelo atendimento.

Consultas – Os mutirões serão realizados à medida que os estudos da Secretaria de Saúde foram concluídos em cada uma das especialidades. Neste primeiro momento, a pasta vai trabalhar sob a demanda reprimida em oftalmologia e cardiologia. Posteriormente, com novas análises abrirá também para outras especialidades médicas.

Para ser chamado para o mutirão, o paciente já deve estar com a consulta agendada, ou seja, não existe inscrição para participação nessa ação. As marcações de consultas continuam sendo realizadas da mesma forma.

O paciente procura atendimento clínico nas unidades de saúde, por meio da atenção básica, e sendo necessário é encaminhado para o especialista. Caso a especialidade seja ofertada no município, será feita a marcação da consulta com base na disponibilidade de agenda.

Os mutirões do Fila Zera veem ao encontro justamente dessa necessidade, de diminuir o tempo de espera em consultas, e até mesmo zerar a fila de demandas de especialidades.

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.