Skip to content

|

CEAN de Cruzeiro abre inscrição para castração de cães e gatos de moradores que fazem parte do CadÚnico

16/08/2022

18:09

O CEAN (Centro de Apoio ao Animal) abrirá no próximo dia 24 de agosto, inscrições para castração de cães e gatos, para população residente em Cruzeiro que façam parte do Cadastro Único. As inscrições acontecem até o dia 26 de agosto, no prédio do CEAN, das 9h às 16h.

Os interessados devem levar seus documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço com o nome do beneficiário do CadÚnico. A comprovação pode também estar no nome dos pais, cônjuge com o mesmo sobrenome, ou certidão de casamento caso seja sobrenomes diferentes. É importante que o cadastro no CadÚnico esteja atualizado.

A princípio serão realizadas 120 castrações, sendo permitido até dois animais por residência/cadastro único. Importante ressaltar que no dia da inscrição não é preciso levar o animal. Os animais cadastrados, que passarão pelo processo de esterilização, devem ter entre 6 (seis) meses e 8 (oito) anos de idade. Cães devem ter no máximo 30kg e Gatos entre 1kg e 7kg.

Não serão realizadas castrações em animais braquicefálicos (focinho curto: Shih Tzu, Lhasa Apso, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Pequinês, entre outros) e em felinos das raças persa e Maine Coon. Animais obesos e caquéticos ou que apresentem doença e desgaste físico, anêmico ou doenças de pele aparentes também não podem passar pelo procedimento. As restrições também abrangem, fêmeas no cio, gestantes ou amamentando no dia da cirurgia.

Vale sempre ressaltar que a castração é um processo indolor que além de inibir a reprodução do animal também: reduz as chances de desenvolvimento de doenças nos pets, riscos de contaminação por zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas), ataques com mordeduras (porque a esterilização diminui as fugas e brigas causadas pelo cio), melhora o comportamento do animal e aumenta a expectativa de vida dos bichinhos.

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.