Conselheiros Tutelares tomam posse em cerimônia realizada na Prefeitura

10/01/2024

A Prefeitura de Cruzeiro, juntamente com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizou na manhã desta última quarta-feira (10), a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares para o mandato de 2024-2028. A solenidade se deu na sede da Administração Municipal, e contou com a presença dos eleitos e autoridades, como o prefeito Thales Gabriel e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hevelyn Sígolo.

A eleição para o cargo aconteceu em outubro do ano passado, e 5 candidatos foram eleitos para o Conselho Tutelar, são eles: Núbia Cilene Rodrigues Fortes, Luciley Avelas de Barros, Luiz Gustavo de Aguiar, Marceli Tavares Marcelino e Francis Cartier Domingos.

O órgão foi criado para garantir que a sociedade e as autoridades cumpram o Estatuto da Criança e do Adolescente, assegurando os direitos à sobrevivência, ao desenvolvimento pessoal e social e à integridade física, psicológica e moral.

O conselho é acionado nos casos em que crianças e adolescentes estejam em situação de risco pessoal ou social, como abandono, exploração sexual, trabalho infantil, violência, negligência, crueldade ou discriminação.