Cruzeiro adere a “Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião”

29/08/2023

Controle de Zoonoses intensifica ações em diversos bairros para prevenir o surgimento do aracnídeo em espaços públicos e nas casas

Com a realização da “Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião”, entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro, a Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Controle de Zoonoses, realiza uma intensificação no trabalho de conscientização para evitar o surgimento do aracnídeo nas casas e em espaços públicos.

O objetivo da ação é justamente, reforçar as atividades de prevenção que já são realizadas ao longo do ano pelos agentes de combate a endemias, para orientar a população sobre os riscos causados pelo escorpião.

Em Cruzeiro, os trabalhos serão ainda mais intensos em alguns bairros, onde após estudos, foi constatada a maior incidência do surgimento de escorpiões. O Setor de Controle de Endemias está entregando panfletos informativos nos bairros Itagaçaba e Jardim América. A distribuição de informações é uma ferramenta poderosa para conscientizar a comunidade e prevenir acidentes.

Escorpiões podem representar riscos à saúde, tornando essencial a adoção de medidas preventivas para minimizar possíveis encontros indesejado:

✅ Ambiente Limpo: Evitar o acúmulo de resíduos e entulhos, que podem servir de abrigo para escorpiões.

✅ Vedação de Aberturas: Verificar possíveis aberturas em paredes, portas e janelas impede a entrada desses animais.

✅ Uso de Telas: Utilizar telas em ralos e janelas é uma barreira eficaz contra a entrada de escorpiões.

✅ Controle de Insetos: Reduzir a presença de baratas, que são fonte de alimento para escorpiões, contribui para o controle.

✅ Proteção Pessoal: Ao lidar com materiais de construção ou móveis antigos, utilize luvas e calçados fechados.

Em Caso de Picada:

Sintomas em Crianças:

✅ Em crianças, a picada de escorpião causa dor aguda e intensa, ocasionando choro repentino e intenso, sem motivo aparente, suor excessivo e dificuldade para respirar. Portanto, diante desses sintomas, mesmo que não se tenha visto o animal, deve-se pensar em picada de escorpião e procurar o mais rápido possível o Hospital Santa Casa de Cruzeiro — para o atendimento adequado. Se necessário, ligue para o SAMU pelo 192 para obter ajuda médica de emergência.

✅ Para os demais pacientes:

Procurar o mais rápido possível o serviço de saúde mais próximo de sua residência.