Cruzeiro é a Capital Nacional da Revolução Constitucionalista de 1932

11/04/2024

O projeto que reconhece nossa Cidade Menina como a Capital da Revolução foi sancionado nesta quarta-feira (10/04), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A Lei 14.841, de 2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU), não teve vetos e já está em vigor. A norma se originou do Projeto de Lei (PL) 5.844/2023, da Câmara dos Deputados.
Com o reconhecimento estabelece um marco para Cruzeiro, que agora poderá explorar a data e todo seu contexto histórico para fomentar o turismo e acima de tudo, preservar a memória da luta do Povo Paulista.
Por essa razão, a Administração Municipal, tem realizado revitalizações importantes, como a do Belvedere à Santa, e também a de acesso e no entorno do Túnel da Mantiqueira, que está em processo de finalização.
Sem dúvidas, Cruzeiro por ter uma localidade privilegiada, estando na divisa de Estados importantes, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, se tornou protagonista durante o levante de forças paulistas contra o Presidente da República, Getúlio Vargas.
Cruzeiro era estratégica para os combatentes de ambos os lados, sendo o Túnel da Mantiqueira, na divisa com a cidade de Passa Quatro, o principal palco dos conflitos à época. Apesar da derrota militar, a vitória política deles, marca a data e a reconstitucionalização do País, concluída com a promulgação de nova Carta Magna em 1934.
Além disso, o armistício que cessou o conflito foi assinado no próprio município de Cruzeiro, mais precisamente na Escola Arnolfo Azevedo, no centro da cidade.
Parabéns Cruzeiro pelo reconhecimento histórico de ser protagonista de um momento importante do nosso País.