Cruzeiro inicia obras de revitalização no Belvedere da Santa, na divisa com Minas Gerais

25/05/2022

Ponto turístico será totalmente revitalizado, oferecendo mais conforto e segurança para visitantes

Um ponto turístico visitado por muitas pessoas, que estão a caminho de Minas Gerais, ou voltando para o Estado de São Paulo, o conhecido Belvedere da Santa, passará por uma importante revitalização. A Prefeitura de Cruzeiro iniciou a obra no local, por meio de mais um convênio firmado junto ao Governo do Estado de São Paulo, celebrado com a Secretaria Estadual de Turismo.

O recurso de aproximadamente R$361 mil é proveniente do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos, através do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). Com a contrapartida da Administração Municipal, a obra está orçada em cerca de R$382 mil.

Projeto – A Revitalização do Belvedere da Santa será composta pela instalação de corrimão na escada de acesso ao mirante, instalação de binóculos para apreciação da paisagem; reforma do nicho onde se encontra a imagem de Nossa Senhora Aparecida, instalação de um bebedouro e reforma da Cruz

Além disso, o projeto prevê ainda a instalação de um obelisco e um totem com informações turísticas do atrativo, reforma do piso em geral, reforço da iluminação e inserção da acessibilidade com rampas e ladrilhos podo tátil e instalação de bicicletário.

De acordo com o prefeito Thales Gabriel, a obra visa trazer mais visibilidade a um ponto turístico já conhecido por todos da região, e que atraí diariamente visitantes que estão a caminho de São Paulo ou de Minas Gerais.

“Mais uma obra em Cruzeiro, que vai fomentar ainda mais o nosso turismo. Uma reforma que poderá trazer mais visitantes para esse espaço que já recebe diariamente visitantes de todos os locais”, disse o prefeito Thales Gabriel.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Professor Luiz Gustavo, a intenção é fazer do local um espaço que possa não só atrair os visitantes, mas também gerar renda por meio do turismo.

“É um local que está bem na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, além do fluxo de pessoas que passam por ali já ser grande, os atrativos turísticos, sejam eles históricos ou naturais, transformação o espaço em um ponto de visitação sem sombra de dúvida. E isso vai gerar trabalho e renda”, disse ele.

De acordo com o cronograma, a obra deverá ser concluída em no máximo um ano, com previsão de entrega para maio de 2023.