Cruzeiro lança campanha de conscientização e vai fiscalizar uso de linhas proibidas em pipas durante as férias escolares

03/07/2023

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria de Segurança Pública, inicia a campanha “Pipa é Brinquedo! Não Arma. Não use Cerol”. A intenção é conscientizar e aumentar ainda mais a fiscalização na cidade, para evitar o uso e a venda de linhas que compõem cerol (mistura de cola e vidro moído) e que também são conhecidas como chilena na cidade.

Com a proximidade do recesso de meio de ano nas escolas, marcado para iniciar na Rede Municipal no próximo dia 10 de julho, a pasta se reuniu com as forças de segurança do município, para traçar as estratégias de fiscalização, e de orientação para o período.

Nessa época do ano, aumentam os acidentes pelo uso de linhas chilenas e com cerol. O uso desse material pode causar inúmeros acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas, além de conduzir eletricidade e provocar descargas elétricas.

Por essa razão, forças de segurança irão realizar ao longo do mês de julho, patrulhamentos em locais conhecidos e de grande movimentação de crianças e adolescentes, que soltam pipa.
Antes do recesso escolar, os guardas municipais, que realizam o patrulhamento escolar, conversarão com os alunos da rede municipal de ensino, orientando sobre o perigo do uso dessas linhas na hora de soltar pipa.
Segundo o secretário de segurança pública de Cruzeiro, doutor José Antônio de Paiva Gonçalves, para além da fiscalização e da conscientização, a intenção é de que a campanha possa evitar acidentes graves e até mesmo fatais, na cidade.