| |

Cruzeiro recebe prêmio pelo trabalho de combate à tuberculose durante preíodo da Pandemia

14/04/2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro, recebeu o prêmio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo, por diagnosticar e curar todos os novos casos da doença na cidade, ao longo do primeiro semestre de 2021. A premiação foi conferida a cidade, por conseguir atender todas as exigências e parâmetros estabelecidos pelo Estado, no que se diz respeito ao tratamento da Tuberculose. A honraria foi entregue ao setor responsável pelo combate à doença no último dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

O reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais de saúde de Cruzeiro é referente ao período mais delicado da saúde no Mundo, quando a pandemia de Covid-19 estava no seu ápice. De acordo com os responsáveis pelo programa na cidade, o setor foi um dos únicos que não diminuiu, tampouco paralisou as atividades.

Para a equipe, o trabalho ininterrupto e intenso, mesmo durante o período pandêmico, foi imprescindível para identificação de 47 novos casos de tuberculoso em Cruzeiro, o tratamento de todos os pacientes e a recuperação pela de 100% das notificações.

“Temos uma meta de diagnosticar e realizar o tratamento que pode levar até 12 meses e um dos fatores que fizeram nossa equipe atingir a meta foi justamente não interromper um setor tão importante como esse, mesmo durante o período de pandemia”, explicou Daisy Maria Siqueira Ferreira da Silva.

Programa – O Programa de Combate à Tuberculose em Cruzeiro funciona no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), sem necessidade de agendamento e encaminhamentos. Qualquer paciente que apresente os sintomas da doença, tais como tosse por mais de 10 dias, perda de peso, suor frio, principalmente à noite, deve comparecer ao local para investigação do caso.

Atualmente a equipe conta com diversos profissionais, como médico especializados, enfermeiros, técnicos, além de contar com o apoio das UBSs (Unidade Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégia Saúde da Família), e da Santa Casa de Cruzeiro.