Festival de Talentos da Rede Municipal de Educação revela pequenos artistas

21/08/2023

SEMEC realizou o Festival de Talentos, outra ação pedagógica com alunos da Rede Municipal de Educação de Cruzeiro-SP.

A Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro (SEMEC), por meio do Núcleo de Projetos Pedagógicos Articulados (NUPPA) realizou, na última sexta-feira (18), o 2º Festival de Talentos, com alunos da Rede de Educação do Município. A atividade teve uma boa visibilidade porque as apresentações ocorreram na praça Dr. Antero Neves de Arantes (praça da Rua Sete), houve movimentação durante todo o dia todo.

Estudantes do Ensino fundamental, anos iniciais e finais, participaram da ação, a qual iniciou com eliminatórias nas unidades escolares, e os alunos selecionados apresentaram seus talentos à comunidade no ambiente da praça.

Houve a premiação de 1º a 3º lugares nas categorias de Desenho, Música, Dança e Poesia, sendo que os trabalhos de Desenho e Poesia eram inéditos, de autoria das crianças.

Um dos objetivos dessa atividade, promovida no ambiente escolar, aspira fazer com que os envolvidos expressem e partilhem informações, sentimentos, ideias e experiências. Também há o intuito de que possa se desenvolver o autoconhecimento e autocuidado, empatia, cooperação, responsabilidade, consciência social, autogestão e cidadania.

Como recurso pedagógico, um Festival como esse contribui com a vivência e troca de experiências que devem proporcionar transformações na vida de todos os envolvidos. Além disso, utiliza das Artes como as linguagens visuais, musicais e literárias para promover a socialização e integração, e dar a oportunidade de despertar os talentos e habilidades pessoais entre alunos e professores da comunidade escolar municipal.

O momento certamente foi marcante para todos, e a Rede de Educação de Cruzeiro conseguiu incentivar os estudantes a apresentarem aquelas habilidades que, por muitos motivos, poderiam estar escondidas.

Além de todo esse aspecto, as apresentações incentivam também o despertar dos talentos de pais e espectadores que acompanharam a apresentação dos pequenos talentosos, afinal, todo grande talento começa com uma oportunidade.

#FestivalDeTalentos2023