GCM de Cruzeiro assina acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal

10/10/2022

No Dia Nacional da Guarda Municipal, Prefeitura celebra acordo que permite que agentes obtenham porte de arma para trabalhar na cidade

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Guarda Municipal. A data foi instituída, porque no período do Brasil Império, a Regência promulgou a lei de 10 de outubro de 1.831, autorizando as Províncias a criar um corpo de Guardas Municipais.

E o grande presente, é que justamente nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria de Segurança Pública, oficializou o acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, que dentre outras atribuições, permitirá que os agentes obtenham o porte de armas.

O acordo demonstra documentalmente, que a GCM de Cruzeiro encontra-se totalmente regular perante as leis que regem a categoria a nível Federal. A partir de agora, os agentes deverão concluir treinamento junto Guarda de São José dos Campos, que já está em andamento, para que seja expedido o Porte de Armas de Fogo Institucional.

A Guarda Municipal de Cruzeiro foi formada em 1992. Atualmente são 72 agentes atuando na cidade, e desde a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, tem realizado um trabalho que vai além da preservação patrimonial, auxiliando as demais forças de segurança da cidade, principalmente as Policias Civil e Militar.  Além disso, com a implementação do COI (Centro de Operações Integradas), a Guarda Municipal de Cruzeiro ganhou mais estrutura e inteligência para servir à população.

A partir de agora, as responsabilidades aumentam, bem como o modo de atuação, principalmente quando apoiarem as outras instituições de Segurança, exigindo muito mais preparo. Por essa razão, a Administração Municipal, com o acordo de cooperação técnica, está apta a apresentar um novo plano de carreira para a instituição.

Seja no trânsito, na segurança, no patrulhamento ostensivo, na orientação aos moradores, no atendimento ao público, ou até mesmo nas operações em conjunto com as demais forças de segurança, a Guarda Municipal de Cruzeiro demonstra força, e muito amor pela nossa cidade.