Serviços ao Cidadão Portal da TransparênciaControladoriaCasa dos Conselhos

Cruzeiro promove 3ª edição da Feira Literária

18/09/2019 às 18h13

Cruzeiro promove 3ª edição da Feira Literária

A 3ª Feira Literária de Cruzeiro (Flic) reunirá autores, artistas e músicos entre os dias 4 e 6 de outubro no Museu Major Novaes. A Feira contará com lançamento de livros e tenda fixa com os mais variados títulos das editoras presentes. As mesas e palestras irão apresentar e levantar debates acerca de assuntos que vão desde o processo de concepção dos livros até políticas públicas.

Ainda haverá exibição de documentário, uma exposição temporária e apresentações de músicos da região. A praça de alimentação funcionará todos os dias. A "Fliquinha" terá contação de histórias, apresentação de teatros, atividades lúdicas e brincadeiras para as crianças. A Flic tem sua cerimônia de abertura no dia 4 de outubro, às 18h, no Museu Major Novaes.  Confira a programação:

04 de outubro:

15h – Apresentação do Projeto Coral da Secretaria Municipal de Educação

18h – Cerimônia de Abertura da FLIC 2019

Atrações Musicais

18h30 – Cryolla e Nanda – “Rap e misturas musicais”

19h – Hellô e Maria Clara – MPB

Auditório

15h às 20h – Exposição Temporária “Formas e texturas: a argila na arte do fogo” da artista Maria Cristina Monteiro

17h – “Ler para ser e crescer: diálogos sobre a literatura na infância” com Renato Passarinho e Rodolpho Oliveira, e mediação de Mariana Bastos

18h30 – “Memórias de Cruzeiro” com Paulo Antônio de Carvalho

Área Externa

Espaço dos Livros com:  Promolivros, Editora Jetplay, Editora Casa Lua, Editora Passarinho e Editora Paulus.

05 de outubro:

Deck

16h – Projeto “Beleza e Risos” com o espetáculo “Onde está o Pakito?”.

19h – Orquestra Popular da Mantiqueira

Auditório

10h às 20h – Exposição Temporária “Formas e Texturas: a argila na arte do fogo” da artista Maria Cristina Monteiro.

11h30 – “A literatura e o medo na terra fantástica chamada Vale do Paraíba” com Eduardo Werneck, Diego Amaro e Edmundo de Carvalho, e mediação de Mariana Bastos.

12h30 – Documentário “O veneno está na mesa” Sílvio Tendler

14h – “Sistema carcerário brasileiro e os limites da ressocialização” com Ângelo Canuto e Vagner Aparecido Marques. Lançamento do livro “Extracampo: na ótica do cárcere” de Ângelo Canuto.

15h – “Políticas públicas em tempos de repressão: movimentos sociais, luta e resistência”, com Sandra Portuense e Juliana Monteiro, e mediação de Sávio Notarangeli.

16h - Elton Ferreira – Lançamento do livro “Sonoridades Caipiras na cidade: a produção de Cornélio Pires (1929-1930) de Elton Ferreira.

16h30 – “Vida inventada e escrita real: a linha tênue entre a ficção e a realidade na cabeça do autor” com Robson Hasmann e Tiago Feijó, e mediação de Mariana Bastos.

17h30 – “A história de Salvador Allende no cinema de Patrício Gusmán”, lançamento do livro de Fábio Monteiro.

18h30 – “A vida é Doce”, lançamento do livro de Eldes Saullo.

Área Externa

14h – “Arte no Muro” releituras dos prédios históricos de Cruzeiro com o Colégio Anglo Cruzeiro.

Fliquinha 2019

“Pequenas vozes da floresta” – Colégio Orbe

10h às 11h / 13h30 às 14h40 – No tempo do Verão (Adap. Rita Careli e Mariana Zanetti) com contação de história e oficina de trançados.

11h30 às 12h30 / 14h45 às 15h45 – Poeminhas da terra (Márcia Leite e Tatiana Móes) com contação de história e oficinas de argila.

Projeto "Cultura do Bem" – FATEC Cruzeiro e ESC (área externa)

10h – Contação de histórias com a "Palhaça Formiga";

10h30 às 12h30

• Circuito de jogos tradicionais (amarelinha gigante, corda, elástico, pião, bolinha de gude, bandeiras, queimada e muito mais);
  • Super gincana entre "pais e filhos" (campeonatos e estafetas diversas);
  • Oficina de construção de brinquedos tradicionais;

Coordenação Geral: Prof.ª Marcela Avellar & Prof. Éber Santos

Alunas responsáveis: Mariana Ferraz, Catarina Belai, Brenda França, Taslley Sousa, Giulia Silva, Ana Célia Dorothea

Roda da sustentabilidade com o Sítio das Palmeiras (Resende/RJ), em parceria com o grupo de escoteiros "Amantikir" - 418/SP (área externa)

14h – “Projeto animal" e "Planeta água"

Teatro interativo sobre meio ambiente e sustentabilidade, com pequenos truques de mágica;

14h40 – “Super quiz da sustentabilidade"

Rodada de perguntas e realização de atividades lúdicas diversificadas;

15h10 –  “Nosso lixo pode ser um luxo!"

Conscientização sobre descarte de resíduos, reciclagem e temáticas afins;

Coordenação Geral: Ismar Carvalho e Pedro Diniz (Sítio das Palmeiras) e Chefe Andressa Almeida e Chefe Marcela Avellar (Grupo de Escoteiros "Amantikir" 418/SP)

15h – Casa de Histórias “Histórias de Origem Africana: Ananse e o baú de histórias” e “Carne de língua” com Lessandra Carvalho (área externa)

10h30 – Alvorada Musical: Banda Santa Cecília

14h – Peça Teatral: “Naldo em: quando eu crescer” direção e texto: Rodolfo Oliveira Cia VIVA de Artes

15h – Duo Aduar

Auditório

10h às 16h – Exposição Temporária “Formas e Texturas: a argila na arte do fogo” da artista Maria Cristina Monteiro.

10h30 – “A revista Capricho na construção social da mulher de 1995 a 2015” com Marlise Machado

11h30 – “A construção da personagem sobre o olhar da arte” Ewerton Frederico, Wallison Mendes e Rodolpho Monteiro

14h – Documentário “Democracia em vertigem” Petra Costa

Fliquinha 2019