Políticas Públicas ambientais colocam Cruzeiro como destaque da RM Vale no projeto ‘Município VerdeAzul’

26/08/2022

Com 79,9 pontos cidade é a mais bem colocada entre todas da região e a primeira no Estado na faixa de qualificação 2 do Projeto

Todas as políticas públicas realizadas ao longo dos últimos anos em Cruzeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, renderam à cidade o Certificado de Qualificação, no programa ‘Município VerdeAzul’ (PMVA), do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa estimula e auxilia as prefeituras na elaboração de estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Na lista divulgada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Cruzeiro figura entre as 100 cidades mais bem colocadas de São Paulo quando o assunto é desenvolvimento sustentável a aplicação de políticas ambientais. Com 79,9 pontos, Cruzeiro é a única de toda RM Vale a aparecer na lista dos 100 melhores municípios, ficando em primeiro lugar em todo Estado, na faixa de Qualificação II.

O prêmio qualifica Cruzeiro pela eficiência da gestão ambiental, através de ações práticas que foram realizadas no município ao longo dos últimos anos, trazendo melhoria na qualidade de vida da população.

Na prática, foram realizados trabalhos através de projetos e ações das dez diretivas abrangidas pelo programa Município Verde Azul com os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Munícipio VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.