Prefeitura de Cruzeiro realiza Mutirão de Vacinação aos fins de semana

17/11/2022

Secretaria de Saúde quer aumentar a cobertura vacinal contra Covid-19, Pólio e Influenza; vários imunizantes estarão disponíveis

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SEMUS), realiza a partir deste próximo sábado (19/11),  o Mutirão de Vacinação contra diversas doenças, entre elas, Covid-19, Influenza e Poliomielite. As ações acontecerão em várias unidades de saúde, além da Praça 9 de Julho, que receberá uma equipe volante para atender à população.

O objetivo da pasta é aumentar a cobertura vacinal, e consequentemente a proteção da população, principalmente contra Covid-19, Influenza e Poliomielite.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro, Carlos Henrique Mendonça, a Administração está priorizando atender as pessoas que não conseguem tempo para irem a um posto de saúde no meio de semana, principalmente por conta do trabalho.

“A medida se mostrou necessária, visto que muitos moradores encontram dificuldades com relação ao horário e disponibilidade para irem até as unidades de saúde no meio de semana”, disse.

Pensando em abranger os atendimentos vacinais em Cruzeiro, a Secretaria de Saúde decidiu abrir essa agenda aos finais de semana, com horários e dias estendidos. A intenção é que as ações possam impactar nos números de aplicações de vacinas na cidade.

Os mutirões acontecerão nos dois próximos sábados, dias 19 e 26 de novembro, das 7h às 13h. Neste primeiro dia de ação, dia 19, as imunizações estarão disponíveis nos postos ESFs (Estratégia Saúde da Família), do KM4, Lagoa Dourada, UBSs (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Paraíso, Jardim América, Itagaçaba e no Centro de Saúde.

No sábado, dia 26, a campanha de vacinação será nos ESFs da Vila Crispim, Vila Loyelo/Vila Paulo, Vila Batista, Nova Cruzeiro/Comerciários, Vila Brasil e também no Centro de Saúde.

Nos dois dias, os funcionários montarão ainda, uma tenda na Praça 9 de Julho, no Centro de Cruzeiro, para atendimento volante e orientação dos moradores.

Números – Com relação aos números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, no caso da cobertura vacinal contra Poliomielite, Cruzeiro vacinou até esta última quinta-feira (17), 77,06%, do público alvo, ou seja, crianças de 1 a 4 anos.

Apesar do número estar acima da média Nacional, que está em pouco mais de 53%, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, ainda está abaixo dos 95%, preconizados pelas autoridades em saúde pública.

Covid 19 – Foram aplicadas até a última quinta-feira, aproximadamente 211 mil doses de vacinas contra Covid-19 em Cruzeiro. Apesar da alta cobertura vacinal, entre a primeira e segunda doses, quando se completa o ciclo, as doses de reforço ainda estão abaixo do esperado.

Destas, pouco mais de 48 mil se referem a primeira dose de reforço e cerca de 18 mil, da segunda , ou seja, da terceira e quarta dose respectivamente.

Serviço – Mutirão de Vacinação

Dia – 19/11