Prefeitura intensifica apoio às pessoas em situação de rua

02/06/2022

Com 15 dias de ação, Prefeitura e Associação Amando o Próximo fazem mais de 100 abordagens e identificam 30 pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEAS), em parceria com a Associação Amando o Próximo (AAP), completou duas semanas de buscas ativas às pessoas em situação de rua. Balanço realizado pelo grupo, aponta que ao longo desses últimos 15 dias de intensificação dos trabalhos, foram realizadas 104 abordagens em Cruzeiro.

A ação, que acontece durante todo ano, foi intensificada nesses últimos dias, devido à queda nas temperaturas. Equipes da entidade e da assistência social do município percorrem as ruas da cidade durante a noite e a madrugada, com o objetivo de identificar, acolher e oferecer abrigo, para as pessoas em situação de rua.

O trabalho consiste em abordar, conhecer, conversar e tentar convencer cada pessoa a ir para o abrigo, onde receberá todo atendimento que necessita, como um banho quente, roupas novas, caso seja necessário, uma cama e todas as refeições diárias, como café da manhã, almoço e jantar.

De acordo com os números apresentados nestes primeiros 15 dias, apesar das 100 abordagens, muitas delas foram com as mesmas pessoas. E destas, cerca de 30 pessoas foram identificadas e convidadas a irem para a Casa de Passagem.

Infelizmente não são todos que aceitam e preferem ficar nas ruas. Os dados apresentados pela equipe, apontam para 14 acolhimentos feitos com sucesso nesse período.

E mesmo àqueles que não aceitam ir para entidade, são atendidos na rua, recebendo alimento e cobertores. Segundo levantamento feito pela equipe, foram mais de 100 lanches entregues nas ruas e aproximadamente 20 cobertores, que ajudaram a minimizar os efeitos das baixas temperaturas.

Além do atendimento imediato, o objetivo central das abordagens é proporcionar acolhimento às pessoas em situação de rua. No entanto, quando há recusa, o usuário tem sua vontade respeitada, e dessa forma, recebe alimentação, agasalhos, e cobertores, para que de alguma forma, seu sofrimento seja aliviado.

Além disso, muitas pessoas que se encontram em situação de rua e que possuem outros problemas, também recebem toda orientação e ajuda necessária. Os assistentes sociais do município, acompanham caso a caso, para não só acolher a pessoa durante o frio, mas também oferecer a oportunidade de reinserção dessa pessoa na sociedade.