Nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), irá promover uma manhã de conscientização para a população no Teatro Capitólio. A partir das 9h, a equipe multidisciplinar do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), vai apresentar os serviços prestados, em um evento que celebra também, a luta antimanicomial.
Essa batalha começou por volta dos anos 1970, quando pessoas de diversos segmentos passaram a denunciar os maus tratos em hospitais psiquiátricos. O movimento defendia que o sofrimento mental era um problema da sociedade como um todo. Ademais, os tratamentos deveriam ser feitos em liberdade, de uma maneira em que as relações sociais dos assistidos melhorem
Dessa forma, o principal objetivo é que os cidadãos entendam o serviço de saúde mental, que é um ofício de portas abertas, no qual todas as pessoas que tenham algum problema psiquiátrico, possam procurar o CAPS, que a equipe multiprofissional realizará o atendimento.
A abertura da cerimônia será conduzida pela secretária da saúde, doutora Ana Inês. Posteriormente, algumas dinâmicas interativas, que já são feitas no CAPS, serão realizadas. Além disso, pacientes da instituição vão dar depoimentos sobre os cuidados recebidos.
Sendo assim, a gestão municipal firma o compromisso constante com a saúde mental dos cruzeirenses, proporcionando bem estar a todos sem qualquer distinção. Todos os transtornos psiquiátricos são assistidos diariamente pelos profissionais da área, com muito carinho e dedicação.