Skip to content

Cruzeiro realiza 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

11/07/2025

09:45

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEAS), realizou entre os dias 07 e 08 de julho, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Os encontros foram realizados na Fatec e tiveram o seguinte tema: “20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): Construção, Proteção Social e Resistência”.

O SUAS foi instituído em 2005, sendo uma medida criada para atender as demandas das pessoas mais necessitadas da população nacional. Lembrando que a assistência social é um direito dos cidadãos e suas ações são deveres do Estado.

As secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMDH), Saúde (SEMUS), Pessoa com Deficiência (SEPCD), Educação (SEMEC), Políticas Públicas (SEPP) e Saúde (SEMUS), também participaram do momento importante, reforçando a importância da união entre os órgãos públicos da cidade para tratar de assuntos importantes, que visam o bem estar dos munícipes.

Durante dois dias, ocorreram muitas reflexões de todos os envolvidos sobre os avanços para a construção de um município mais igualitário, que garanta justiça social a todos os seus moradores, além do reconhecimento de muitos desafios a serem cumpridos, no intuito de diminuir as diferenças e ampliar a igualdade.

A conferência é um espaço democrático essencial, onde usuários do SUAS, trabalhadores, representantes do governo e da sociedade civil se reúnem para avaliar, propor e fortalecer as políticas públicas de assistência social no município.

Além disso, foram eleitos os delegados que representarão o município na próxima etapa: Conferência Estadual de Assistência Social, sendo dois representantes da sociedade civil e dois representantes do poder publico.

Dessa forma, a Administração Pública firma o compromisso de trabalhar sempre na busca pelo atendimento de todos os cidadãos sem nenhuma distinção, facilitando o acesso às políticas públicas quando parte da população encontra dificuldades de ter acesso aos direitos sociais.

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.