PAINEL COVID-19

A Secretaria Municipal da Saúde  apresenta o Painel COVID-19, iniciativa de transparência ativa para o monitoramento dos indicadores da pandemia na cidade.

Este painel interativo é composto por dados epidemiológicos, situação da assistência e dados de vacinação.


A Vacinação está acontecendo no antigo PROAMA.

– Documento de identidade, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.

– Para a segunda dose e a dose de reforço, é fundamental levar também o comprovante de vacinação da primeira dose.

Vacinômetro

Habitantes em Cruzeiro: 85.571
% da população vacinada

[skillwrapper type=”circle” track_color=”#787878″ chart_color=”#20B1F3″ chart_size=”150″ chart_fontsize=”21″ chart_headingfontsize=”18″ align=”left”]
[skill percent=”79″ title=”Primeira dose”]
[skill percent=”73″ title=”Segunda dose”]
[skill percent=”35″ title=”Terceira dose”]
[skill percent=”2″ title=”Dose única”]
[skill percent=”76″ title=”Imunização Completa”]
[/skillwrapper]

Perguntas e Respostas

É a sigla da doença. O nome foi retirado das palavras “corona”, “vírus” e “doença”, com 2019 representando o ano em que surgiu (o surto foi relatado à OMS em 31 de dezembro).

O primeiro caso no país foi o de um paciente em São Paulo, que voltou de viagem à Itália. O Ministério da Saúde fez o anúncio em 26 de fevereiro de 2020.

A Covid-19 é similar a uma gripe. Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: febre persistente, tosse e dificuldade para respirar.

Por gotículas respiratórias (espirro ou tosse), contato direto com secreções (catarro, coriza), contato próximo (até 2 metros de distância) com alguém com sintomas ou por contato com objetos e superfícies contaminados.

Se você tem gripe (febre, sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo), nesse momento há a suspeita de Covid-19.

Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, várias vezes ao dia. A limpeza pode ser feita também com álcool gel 70%, desde que a mão não tenha sujeira aparente. Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

O álcool em gel pode substituir a lavagem das mãos com água e sabão, exceto quando houver sujeira visível.

O álcool deve ser a 70% com algum tipo de hidratante para não ressecar as mãos: pode ser em gel, glicerinado ou espuma.

O grupo do coronavírus tem a capacidade de sobreviver fora do corpo humano e, por isso, os objetos e as superfícies não higienizados também podem ser fontes de contaminação. Lave as mãos após tocar em pontos como maçanetas e corrimãos, e não compartilhe objetos de uso pessoal, como telefones, copos, garrafas, talheres e pratos. Além disso, é importante ressaltar que os espaços coletivos devem estar sempre bem ventilados.

Elas devem ser limpas com desinfetantes aprovados pela Anvisa, álcool 70% ou solução composta de água com hipoclorito de sódio a 1%.

Ouvidoria Municipal

A Ouvidoria é um canal direto entre o cidadão e todos os setores da Prefeitura. Com isenção, autonomia e independência, tem como missão receber e solucionar as manifestações recebidas da comunidade (reclamações, denúncias e dúvidas), promovendo o aperfeiçoamento e a melhoria dos serviços prestados à população. Para enviar uma reclamação ou solicitar um serviço, preencha o formulário ou ligue 156.

*Telefone dísponivel de segunda a sexta-feira das 11h às 17h