Cruzeiro assina convênio para revitalização do Túnel da Mantiqueira

26/12/2022

Ação faz parte de um planejamento para fomentar o turismo na região conhecida pelas batalhas na Revolução de 32

A Prefeitura de Cruzeiro assinou importante convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, para a revitalização do Túnel da Mantiqueira e de todo seu entorno. A parceria por meio do MIT (Município de Interesse Turístico), pretende estruturar o local, que faz a ligação entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, na divisa de Cruzeiro com Passa Quatro-MG.

O convênio destinará recursos para a pavimentação de um trecho da Estrada do Ouro, a construção de um memorial, Praça do Mirante, paisagismo, sinalização, iluminação adequada, além de instalações elétricas, hidro sanitárias e toda a estrutura necessária para contemplar um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.

O Túnel da Mantiqueira, tem uma relevância histórica importante, não só para Cruzeiro, mas para todo Estado, pois foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932. A intenção da Administração Municipal, é prosseguir com o planejamento, de transforma a divisa dos Estados, em um dos pontos turísticos mais visitados da região.

Atualmente as obras de revitalização do Belvedere da Santa, que da acesso à estrada que segue para o Túnel, está em fase final. Com isso, a expectativa é de que todos que pararem para contemplar a linda vista, possam ainda ter mais um atrativo, com toda infraestrutura necessária para desfrutar do turismo ecológico e histórico.

“Estamos finalizando o Belvedere da Santa, e as pessoas que passam por aqui, já podem ver a mudança significativa desse espaço contemplativo, e que em breve, terá mais um atrativo, que será o acesso ao Túnel da Mantiqueira, que será totalmente revitalizado”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Cruzeiro, Professor Luiz Gustavo Rodrigues.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Fabiano Bicudo, fez questão de ressaltar a relevância desse investimento para o setor. “Estamos vendo a valorização de um espaço importante para a história e o turismo de nossa cidade e estado”, afirmou.

O prefeito Thales Gabriel disse que os investimentos não só no Belvedere, que está em fase final, mas agora esse novo convênio, fazem parte de um planejamento que pretende colocar cruzeiro no mapa do turismo regional. O chefe do Executivo citou aa recuperação da Estação de Trem , e a revitalização da linha férrea, que acontecem simultaneamente.

“A intenção é fazer de Cruzeiro uma potência turística, contando a história da cidade e do Estado. Literalmente estamos colocando o município os trilhos do turismo, histórico e ecológico, por meio de esforços de toda Administração Municipal, do Estado e também da sociedade civil organizada e entidades”, finalizou.