Cruzeiro assina dois convênios para melhoria na infraestrutura e na Santa Casa da cidade

30/12/2022

Um dos convênios faz parte do Projeto Calçadas Acessíveis e vai beneficiar a região central da cidade; o outro, visa reformar o Pronto Socorro do Hospital melhorando o atendimento

Na última semana do ano, a Prefeitura de Cruzeiro firmou mais dois importantes convênios, para recebimento de recursos, que serão destinados à melhoria de infraestrutura e da saúde da cidade.

O primeiro deles, é com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, incluindo a cidade no programa de “Calçadas Acessíveis”. A iniciativa tem como objetivo facilitar a mobilidade em diversas calçadas da região central, garantindo assim mais conforto, acessibilidade universal e segurança aos munícipes que utilizam desse trecho para o deslocamento diário.

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (SEDU), desenvolveu o projeto do calçamento para atender da melhor maneira as necessidades do local. De acordo com o planejamento, serão realizadas intervenções e adequações nas calçadas das Avenidas Jorge Tibiriçá, Nesralla Rubez, Major Novaes e da Rua Coronel José de Castro.

O novo calçamento será constituído por blocos de concreto intertravados, pavimento tátil direcional e de alerta. Por conta da melhor resistência, serão usados pavimentos intertravados 16 faces, que também apresentam maior flexibilidade para manutenção e conservação.

A obra é necessária, visto que as calçadas das ruas que serão contempladas, são de grande movimentação, por conta do comércio. Segundo a Administração Municipal, algumas adequações são necessárias para corrigir imperfeições e afundamentos da superfície, permitindo inclusão social, por meio da acessibilidade.

Segundo o prefeito Thales Gabriel, ao final da obra, será possível gerar uma melhora significativa no bem-estar e na qualidade de vida da população cruzeirense.

“Trata-se de um projeto importante em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que vai permitir, não só melhorar a infraestrutura dos espaços público, em uma região de grande movimentação, mas ao mesmo tempo, democratizar o acesso a área”, disse.

Pronto Socorro da Santa Casa – O Hospital Santa Casa de Cruzeiro, recebeu nesta última semana, mais recursos provenientes de emendas parlamentares, para custear obras importantes na Instituição. Serão destinados ao hospital, R$200 mil para assegurar a reforma e adequação no Pronto Socorro Municipal, objetivando ampliar o acesso e a qualidade da assistência em saúde prestada para Cruzeiro e região.

O Hospital Santa Casa de Cruzeiro, sob intervenção municipal, atende Cruzeiro e o Vale Histórico, além da cidade de Cachoeira Paulista. São aproximadamente 165 mil habitantes que tem no hospital a primeira referência hospitalar de urgência.

Por essa razão, o serviço de Pronto Socorro Municipal, urgência e emergência necessita passar por uma readequação e melhorias. As obras visam dar mais qualidade não só ao paciente que buscar atendimento, mas melhores condições de trabalho para os funcionários da Santa Casa.