Cruzeiro ganha ambulatório para PrEP

13/03/2023

A Secretária Municipal de Saúde de Cruzeiro (SEMUS), por meio do CEPAT, está com ambulatório para PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) à disposição da população.

Os atendimentos acontecem no CEPAT, localizado na Rua Rui Cotrim, nº 215, II Retiro da Mantiqueira, ao lado do Bosque Municipal, todas as terças-feiras, às 8h, com médico específico.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção que consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.

A PrEP, destinada às pessoas que têm necessidade ao medicamento, é a junção de tenofovir + entricitabina, que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se você tomar PrEP corretamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.

A direção do CEPAT ressalta que o sigilo é preservado de todos os pacientes que forem tomar a PREP ou realizarem os testes de HIV ou de qualquer outra DST (Doença Sexualmente Transmissível), assim como, tratamentos.