Cruzeiro inaugura novas instalações para atendimento de saúde da comunidade escolar

21/06/2023

Prédio do NASCE amplia os serviços da educação inclusiva no Município

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), inaugurou, na noite desta última terça-feira (20), o novo prédio do NASCE (Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar), que agora recebe o nome de Professora Aurora Domingues Carvalho Motta.

Com o novo prédio, a Administração Municipal ampliou o número de salas, aumentou espaço lúdico e adquiriu novos equipamentos, para que o serviço possa ser ampliado. O NASCE conta com uma equipe multidisciplinar, que acolhe os alunos da Rede Municipal de Ensino, que apresentam dificuldade de aprendizado, seja por algum transtorno ou deficiência.

O NASCE conta com médico, fonoaudióloga, nutricionista, psicólogas, psicopedagogas e vários outros profissionais, que atuam de maneira humanizada, para oferecer uma educação muito mais inclusiva.

Atualmente são mais de 100 alunos regularmente matriculados na rede de ensino de Cruzeiro, que fazem um acompanhamento diário e outros 300 estudantes laudados, que também recebem todo apoio necessário para continuarem os estudos.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar, prioriza o diagnóstico precoce e oferece o suporte necessário, para crianças com deficiência. O objetivo é ofertar à comunidade escolar um acolhimento humanizado, identificando as dificuldades e potenciais, de alunos, familiares e profissionais da rede de Educação.

Em casos de alunos que necessitam de acompanhamento médico mais especializado, o NASCE tem parceria direta com a Secretaria Municipal de Saúde, que oferece as consultas e exames necessários para o acompanhamento.