Cruzeiro inicia atendimento de hemodiálise no Hospital Santa Casa de Cruzeiro

16/06/2023

Espaço atenderá pacientes de Cruzeiro e Vale Histórico e autoridades confirmam que número de vagas deve ser ampliada nos próximos meses

Pacientes de Cruzeiro e região do Vale Histórico, que necessitam de hemodiálise, e que até então eram atendidos por uma empresa privada, contratada pelo Poder Público, passarão a ser assistidos a partir desta segunda-feira (12), no Hospital Santa Casa de Cruzeiro.

O Centro de Hemodiálise, construído em tempo recorde na entidade, disponibilizará o mesmo serviço aos cerca de 50 pacientes. A nova unidade, totalmente modernizada e equipada, conta com uma estrutura composta por 23 cadeiras, suficientes para abrigar todos os pacientes que até então necessitam do atendimento e o realizavam em Cruzeiro.

“Estamos muito contentes em ver que em pouco mais de dois meses, desde o início das tratativas, conseguimos finalizar um equipamento como esse, com toda essa estrutura, moderna e acolhedora. As pessoas estavam apreensivas se o serviço de hemodiálise continuaria em Cruzeiro, e agora podemos ver, os pacientes de Cruzeiro e região, chegando para o atendimento”, disse o prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel Fonseca.

Inicialmente, serão atendidos os pacientes que já estão em tratamento, mas com o novo espaço, a intenção é ampliar o serviço, abrindo mais vagas para os moradores da região. De acordo com o Hospital, toda estrutura, com os novos e modernos equipamentos, comporta ainda 120 pacientes.

Estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), identificou 30 pacientes que necessitam de hemodiálise, mas que buscam atendimento em outras cidades, e que dentro de um mês, caso se interessem, poderão ser assistidos em Cruzeiro.

O local contará com várias salas, sendo dois consultórios, sala de emergência, uma recepção acolhedora e humanizada, além de toda infraestrutura diferenciada e necessária para o atendimento dos pacientes de hemodiálise.

Histórico – O serviço de hemodiálise para pacientes de Cruzeiro e região, é realizado por uma empresa particular, contratada pela prefeitura. Com o fim do contrato, e a negativa de se prorrogar o serviço, as prefeituras da região se uniram para encontrar uma saída para não deixar os pacientes sem atendimento.

Mediante a negativa da empresa de prorrogar o contrato, bem como, de alugar o espaço atualmente utilizado, os prefeitos da Consórcio do Vale Histórico (Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lavrinhas, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro) realizaram uma reunião emergencial no Hospital Santa Casa (referência da região) e definiram que seria necessário a construção do novo espaço.

Após estudos técnicos e levantamento de valores, ficou acordado entre os municípios a construção desse novo Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Cruzeiro, para atender todos os pacientes em tratamento, bem como, posteriormente ampliar o número de vagas.