Cruzeiro intensifica segurança em escolas e pede cautela na divulgação de informações falsas na internet

10/04/2023

Patrulha Escolar, presente desde o início do ano, ganhará reforço de diversas ações especificas para garantir a segurança de alunos, e profissionais

A Prefeitura de Cruzeiro criou um Grupo de Trabalho, envolvendo as Secretaria de Segurança Pública e Trânsito e Educação, para garantir mais segurança e tranquilidade para pais, alunos e funcionários da rede municipal de ensino.

Devido aos recentes acontecimentos pelo País, e a crescente preocupação da sociedade, a Administração Municipal, a pedido do prefeito Thales Gabriel, intensificou o trabalho, que já estava sendo realizado desde o início do ano letivo.

A partir de agora, serão tomadas várias ações, que se juntarão, as atuações, que já são realizadas desde que as aulas começaram, como a ronda escolar, realizada desde o início do ano, pela GCM de Cruzeiro.

“Estamos bastante preocupados e por isso estamos formatando algumas ações, que serão aplicadas em nossa cidade, para garantir não só a segurança dos nossos alunos, mas também de todos que trabalham na Rede Municipal de Ensino”, disse o prefeito Thales Gabriel, durante reunião com os representantes das duas pastas.

O secretário de educação de Cruzeiro, Professor Mário Costa, afirmou que neste momento de muita preocupação, é importante destacar que as escolas municipais de Cruzeiro são ambientes seguros e que várias medidas já estavam sendo tomadas pela pasta, antes mesmo dos fatos que chocaram o País, recentemente.

Além das rondas escolares, Costa destacou as construções de casas para caseiros em várias unidades de ensino da cidade e a entrega dos uniformes aos alunos, que devem ser realizadas até o início do próximo mês.

“Estamos desde o início do ano letivo, intensificando o fluxo de entrada e saída de alunos, para garantir segurança e tranquilidade, mas também temos a construção de várias casas para caseiros, entrega de uniformes e portaria eletrônica, que já estavam dentro do nosso cronograma de ações”, afirmou Costa.

A partir da crescente preocupação da sociedade, o secretário garantiu que novas ações especificas serão implementadas, como a instalação de um “Botão de Segurança”, que a escola poderá acionar em casos de emergências, diretamente a Guarda Municipal e o COI (Centro de Operações Integradas).

Outra medida que será implementada, é um grupo específico de WhatsApp da Patrulha Escolar, onde as ocorrências e suspeitas poderão ser comunicadas em tempo real, pelos dirigentes escolares, junto as forças de segurança, para deslocamento de viaturas e agentes de segurança.

A longo prazo, a Administração Municipal pensa ainda, em uma medida que garanta a terceirização das portarias escolares e a implantação de câmeras de segurança, de alta resolução, em cada unidade, que serão implantadas em parceria com o COI, para monitoramento diário.

O secretário de segurança pública de Cruzeiro, Doutor José Antônio de Paiva Gonçalves garantiu que os agentes da Guarda Municipal, estão devidamente treinados, e que para além da ronda Escolar, que já é feita, serão realizadas ações ostensivas, com um número maior de guardas e viaturas, nas saídas e nas entradas das escolas.

“Desde o início das aulas, implantamos a Patrulha Escolar, e agora vamos intensificar esse trabalho, na entrada e saída das escolas. Várias viaturas, motocicletas e agentes, vamos colocar toda nossa estrutura à disposição da Secretaria de Educação nesses horários específicos”, garantiu José Antônio.

Mário Costa finalizou o encontro alertando toda sociedade, principalmente pais e responsáveis, para que estejam atentos às informações falsas que circulam pela internet, que acabam causando um tumulto desnecessário.

Segundo ele, em breve, os professores, diretores e coordenadores de cada unidade, realizarão um encontro com os responsáveis pelos alunos, para traçar as diretrizes de segurança, e passar todas as informações verídicas do ambiente escolar.