Cruzeiro realiza Festival de Inverno

29/06/2022

Evento conta com atividades históricas, culturais, gastronômicas e esportivas; comemorações lembram ainda os 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

A Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turístico, e Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, realiza ao longo deste mês de julho, o Festival de Inverno de Cruzeiro. Serão diversas atrações históricas, culturais, gastronômicas e esportivas, que pretendem fomentar o turismo e o comércio local. A iniciativa conta com o apoio da sociedade civil organizada, além de parceiros, que levarão para cidade, festivais e eventos alusivos à data.

Dentre os destaques da programação está a realização do Festival de Flores de Holambra, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de julho, na rua Capitão Neco, em frente à Praça Doutor Antero Neves Arantes. O evento contará também com praça de alimentação, e claro, muita música.

Outra atração que deve movimentar a cidade será o Festival do Torresmo, entre os dias 15 e 17 de julho. Nos mesmos moldes, o evento levará muita música e diversidade gastronômica para população, não só de Cruzeiro, mas de toda região.

O Festival de Inverno de Cruzeiro contará também com diversas ações esportivas e culturais. Entre elas, o ‘Cruzeiro Cup’, que será realizado entre os dias 12 e 17 de julho, reunindo atletas de diversas categorias. Os jogos serão realizados no Estádio Municipal, e em vários outros campos espalhados pela cidade, prometendo muita competição e diversão para os moradores.

Revolução de 32 – O Festival de Inverno de Cruzeiro lembrará também os 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. A cidade é considerada a Capital da Revolução, sendo em Cruzeiro, assinado o armistício, que colocou fim no confronto.

Dentre as atividades alusivas à data, a Prefeitura programou duas importantes cerimônias no dia 8 de julho. A primeira delas, a troca do manto de Nossa Senhora Aparecida, localizada na divisa de Cruzeiro com Passa Quatro-MG, próximo ao túnel onde várias batalhas foram travadas.

Ainda no dia 8, acontece também outra importante e simbólica homenagem aos ex-combatentes, no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no cemitério Santa Cruz. E no dia 9, dia da Revolução, um ato cívico no Centro da cidade marca a data.

Para o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Cruzeiro, prof. Luiz Gustavo, a ideia do Festival de Inverno é contemplar diversas áreas, levando atividades e atrações que possam agradar todos os públicos, trazendo inclusive, pessoas para a cidade, fomentando assim, o comércio e a economia.

“Estamos preparando um evento que possa atender vários públicos. Levando gastronomia, música, cultura, esporte e muita diversão para todas as idades. A ideia é de que ao longo de todo mês tenhamos muitas atividades, oferecendo lazer para quem mora em Cruzeiro, e claro, atraindo quem é de cidades vizinhas”, disse.

O secretário de Esportes, Cultura e Lazer, José Rogério Martins, compartilha da mesma opinião, e ainda acrescenta que após o período de pico da pandemia, com as restrições, a cidade ficou devendo atividades que pudessem levar à população, mais lazer, cultura e esporte.

“A programação diversificada do nosso Festival de Inverno, vai ao encontro da nossa necessidade de levar de novo para população o lazer e a alegria. É uma possibilidade das pessoas se divertirem com toda família, passando momentos agradáveis, depois de tanto tempos sem eventos”, reforçou

Confira as datas dos eventos do Festival de Inverno de Cruzeiro abaixo:

Dia 02: Torneio de Quebra Cabeça
Local: Museu Major Novaes

Dos dias 7 a 10: Festival de Flores de Holambra
Local: Praça doutor Antero Neves Arantes

Dia 8:
  Cerimonia de troca de manto de nossa Senhora
Local: Belvedere da Santa

Cerimonia de Homenagem no Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932
Local: Cemitério Santa Cruz

Dia 9: Ato Cívico em celebração ao aniversário de 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932