Cruzeiro recebe a sua certificação de Município de Interesse Turístico

29/04/2022

A cidade de Cruzeiro Município de Interesse Turístico e o Conselho Municipal de Turismo, receberam neste mês de abril o certificado de registro oficial do Turismo Brasileiro no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa, com validade prevista até 25 de abril de 2023.

A atualização é necessária, tendo em vista as prerrogativas do Programa de Regionalização do Turismo, o qual possibilita a adequação desse instrumento de gestão à realidade de cada Unidade da Federação.

É importante destacar que as estratégias discutidas, por meio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), são de grande importância na construção do turismo em nosso município e consequentemente no reconhecimento do mapa.

Na prática, o Ministério do Turismo estimula que os municípios se organizem em regiões turísticas, formadas por municípios com características similares ou complementares que se unem com o intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística. Neste caso Cruzeiro faz parte da IGR (Instância de Governabilidade Regional) do Vale Histórico, sendo o primeiro município do Vale Histórico a receber a sua certificação.

O Ministério do Turismo conta com um importante instrumento para conhecer o nível de desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros. E, desta forma, identificar as necessidades de investimento e as ações de promoção de cada região turística do país. Trata-se do Mapa do Turismo Brasileiro, feito através do portal do SIMAPA (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro), o qual cada interlocutor nomeado pelo município tem a competência e a responsabilidade de, por meio do portal, fornecer todas as informações e documentações necessárias provando que a cidade está apta para obter a sua certificação.

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, trabalhou por essa conquista nos últimos três meses, e hoje Cruzeiro Município de Interesse Turístico está agraciado por sua certificação.