Cruzeiro recebe Esquadrilha da Fumaça e milhares de pessoas se reúnem no Estádio Municipal para acompanhar acrobacias

06/11/2022

Milhares de pessoas se reuniram na tarde deste domingo (06/11) no Campo do Estádio Municipal Virgílio Antunes de Oliveira para acompanhar de perto o show da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.

Foram cerca de 45 minutos de apresentação encantando crianças e adultos em um verdadeiro espetáculo de técnica, precisão e muita beleza nos céus de Cruzeiro.

As 7 aeronaves Super Tucano – A-29ª, produzidas pela EMBRAER, tinham uma numeração e função específica, realizando um show nunca visto na cidade. Foram cerca de 50 manobras realizadas.

O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude. Antes da apresentação, houve uma bonita homenagem ao Saudoso Coronel Braga, cruzeirense, comandante e ex-piloto da Esquadrilha da Fumaça.

Segundo o Capitão Vitor Kawka se apresentar em Cruzeiro, foi acima de tudo uma honra, principalmente pela representação histórica da cidade, bem como pela homenagem ao Coronel Braga.

“Foi uma honra estar em Cruzeiro, uma cidade histórica para todos, e também por conta da história do Coronel Braga. A população pode ver praticamente 50 acrobacias. É um trabalho árduo, com muito treinamento e dedicação de todos, para que apresentação aconteça da maneira mais segura possível”, disse.

Segundo Capitão Kawka, a finalidade desse tipo de apresentação, é intermediar e aproximar as esferas Militar, Civil e Aeronáutica, por meio do espetáculo.

“Essa ação representa a nossa missão, que é mostrar para o público a nossa Força Área, a capacidade dos pilotos e de nossas aeronaves, e ao mesmo tempo realizar essa interação entre a comunidade e nossa Força Aérea”, concluiu.

A primeira apresentação do grupo foi em 1952, mas sem fumaça ainda, o que só veio a ocorrer no ano seguinte, quando o público começou a chamar a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”.

Antes da apresentação, o público pode acompanhar uma palestra sobre a Aviação e a Esquadrilha da Fumaça (Força Aérea Brasileira) no Centro de Eventos da Esc. Em seguida, foram prestadas homenagens ao Saudoso Coronel Braga, cruzeirense, comandante e ex-piloto da Esquadrilha da Fumaça.

O secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, José Rogério Martins, disse que o trabalho realizado pela Prefeitura, pode levar a todos os cruzeirenses um espetáculo diferenciado, que pode ser visto não só pelas milhares de pessoas que estavam no Estádio, mas também por muitos da cidade em várias regiões, que também puderam ver os céus da cidade.

“Foi lindo ver o campo do Virgílio Antunes lotado de famílias, crianças correndo e brincando em uma tarde de domingo. Mas o empenho de toda equipe, foi coroado, não só com uma apresentação linda, mas principalmente por ver que além de quem estava lá, milhares de pessoas espalhadas pela cidade, puderam olhar para o céu de Cruzeiro, e ver um grande espetáculo”, finalizou.