Skip to content

Defesa Civil de Cruzeiro participa de treinamento para a Operação Verão 2022/ 2023

24/11/2022

08:57

A Defesa Civil de Cruzeiro participou da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2022/ 2023, destinado aos 39 municípios do Vale do Paraíba, Serra e Litoral Norte. A preparação teve início nesta terça-feira, 22, em Pindamonhangaba.

 

Durante dois dias, os agentes de Defesa Civil passaram por treinamento e capacitação com objetivo proporcionar conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres na região.

 

O treinamento contou com instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre Montagem de Gabinete de Crise e da Polícia Ambiental, que instruiu sobre as ocorrências relativas ao período.

 

Além disso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, tratou de assuntos relacionados às doenças infecciosas relacionadas ao verão e o Climatempo orientou sobre as condições meteorológicas.

 

Como parte das orientações, a CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), apresentou o tema ‘Montagem de Abrigos Provisórios’, e vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

 

No final do treinamento, seguindo os critérios estabelecidos pela Defesa Civil Estadual, os municípios poderão receber um kit de equipamentos para auxiliar nas atividades durante o período.

 

Os participantes desta oficina são a partir de agora, os multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão para a redução de riscos e para a resposta a desastres nesse período de chuvas que se aproxima.

 

 

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Share on print
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter