Skip to content

|

Educação de Cruzeiro realiza ação pedagógica inédita para expor trabalho de inclusão nas escolas

20/09/2022

09:25

Celebrando Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência “Escola da Existência Inclusiva” leva à comunidade todo trabalho desenvolvido por alunos e educadores ao longo do ano

 

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), realiza nesta quarta-feira (21), a primeira edição da “Escola da Existência Inclusiva”, no Centro Cultural Rotunda. Trata-se de uma Ação Pedagógica inédita na cidade, desenvolvida por especialistas que compõe a equipe pedagógica da pasta, com a finalidade de promover não só a inclusão, mas expor todo trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano, na Rede Municipal de Ensino.

As atividades serão abertas a toda comunidade, celebrando assim o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta-feira, 21 de setembro.

Serão diversas ações realizadas ao longo do dia, com início às 8h com a acolhida dos participantes, em uma sala sensorial, com a participação da terapeuta ocupacional Érika Santos.

A Escola da Existência Inclusiva contará ainda com diversas palestras de profissionais e de mães de alunos com deficiência. Além disso, a Ação Pedagógica terá apresentações artísticas e musicais.

De acordo com o secretario municipal de educação de Cruzeiro, Mario Costa, o evento levará até a comunidade todo trabalho realizado pelos alunos ao longo do ano letivo, expondo de maneira prática, não só a inclusão, mas o aprendizado desses estudantes.

“A Escola da Existência Inclusiva” é o resultado de diversas ações e atividades realizadas ao longo do ano em todas as nossas escolas. A inclusão não é só inserir o aluno na unidade regular, mas principalmente garantir condições adequadas e especificas para aprendizagem de cada um”, disse.

A professora Elisabete Souza, assistente pedagógica de educação especial inclusiva de Cruzeiro, ressalta que as atividades mostrarão como é essencial a participação de todos para promover uma existência inclusiva para além das unidades escolares.

“Teremos a presença de convidados que nos ajudarão a entender melhor a parceria entre escola, família e sociedade. E para dar significado a existência inclusiva, vamos ter a participação de diversos parceiros, que mostram que a inclusão vai além dos muros das escolas e das casas”, disse.

Além das palestras temáticas, o evento contará com a colaboração de diversas outras secretarias e setores da Administração Municipal, tais como a Saúde, com um espaço exclusivo para oferecer informações básicas e aferição de pressão arterial e medição de glicose. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do CRAS e CREAS levará uma esteticista, para passar orientações de cuidado.

Outras pastas também contribuirão com as atividades, como o DEC (Departamento de Esportes) que realizará uma oficina esportiva e a Secretaria de Meio Ambiente, que distribuirá mudas de árvores e informações sobre coleta de lixo eletrônico.

Evento: Escola da Existência Inclusiva
Local: Rotunda
Data e Horário: Dia 21 de Setembro das 8h às 16h30

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.