Em ação inédita, Prefeitura entrega absorventes para estudantes da Rede Municipal de Ensino

18/10/2022

Projeto de Lei pretende diminuir ausência nas aulas de adolescentes por falta do produto

A Prefeitura Municipal de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), iniciou nesta semana, a entrega de absorventes higiênicos às estudantes matriculadas nas escolas da Rede Municipal.

A medida se tornou Lei Municipal (nº 5.132/2021) e dispõe sobre a disponibilização de absorventes higiênicos nas escolas públicas, em âmbito municipal, a alunas hipossuficientes social e economicamente, e em situação emergencial.

O objetivo da ação é promover a dignidade desse público-alvo, minimizando os índices de evasão escolar decorrentes da ausência desse importante insumo, tão fundamental à saúde e higiene da mulher.

A Lei que determina a distribuição dos absorventes, foi apresentada pela vereadora Sandra Cunha e prontamente atendida pela Administração Municipal. Segundo a parlamentar, o projeto da mais dignidade às estudantes da rede municipal.

“Queríamos que tivessem absorventes nas escolas para atender as nossas meninas. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Thales Gabriel, nem como o secretário de Educação, Mário Costa, que abraçaram essa ideia tão importante para todos”, disse.

Ficará a cargo das equipes gestoras de cada unidade escolar, a entrega dos absorventes, com periodicidade bimestral, seguindo orientações da SEMEC. A primeira ação de distribuição contemplou 9 escolas municipais. Foram aproximadamente, 1,3 mil pacotes de absorventes entregues nas unidades.

Para o diretor da Escola Municipal, Professora Maria Leonor Costa, João André Bernini Monteiro, a iniciativa traz um novo estímulo solidário para as estudantes que mais precisam.

“A nossa comunidade escolar agradece muito a todos por esse projeto que acolhe tão bem as nossas alunas. Nós, como educadores nos sentimos muito felizes quando conseguimos abraçar a todos que precisam”, reforçou.

Paralelamente à distribuição dos insumos, serão promovidas palestras de conscientização e o acompanhamento do índice de evasão escolar dessa faixa etária, bem como o monitoramento das demandas de cada unidade escolar, para que não haja falta do insumo.