Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Cruzeiro

03/11/2022

A melhor Esquadrilha da Fumaça do mundo estará em Cruzeiro no próximo domingo, 06. As 7 (sete) aeronaves da Força Aérea Brasileira se apresentarão no céu da Escola Superior de Cruzeiro (ESC). Cada avião numerado e com uma função específica fará um show nunca visto na cidade. Serão cerca de 45 min. de apresentação, com diversas acrobacias.

Segundo o Esquadrão, a finalidade desse tipo de modalidade, é intermediar e aproximar as esferas Militar, Civil e Aeronáutica, por meio de espetáculos e apresentações.
A primeira apresentação do grupo foi em 1952, mas sem fumaça ainda, o que só veio a ocorrer no ano seguinte, quando o público começou a chamar a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”.
Em Cruzeiro, a apresentação contará a homenagem ao Saudoso Coronel Braga, cruzeirense, comandante e ex-piloto da Esquadrilha da Fumaça.

Natural de Cruzeiro, o Coronel Aviador Antônio Arthur Braga, ou simplesmente Coronel Braga, foi uma das maiores lendas da aviação militar brasileira. Verdadeiro herói nacional, ficou conhecido por todo o Brasil no meio aeronáutico pelos shows aéreos que realizava em nome do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.
A coordenação do evento é da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude. A entrada na ESC é gratuita.

Programação:
13h30 Palestra referente a Aviação e a Esquadrilha da Fumaça (Força Aérea Brasileira) no Centro de Eventos da Esc;

14h Homenagem ao Saudoso Coronel Braga, cruzeirense, comandante e ex-piloto da Esquadrilha da Fumaça;

15h45 Demonstração da Esquadrilha da Fumaça no céu em cima do Estádio Municipal Professor Virgílio Antunes de Oliveira.