Skip to content

|

Museu Major Novaes recebe Exposição Itinerante “Trajetória da Cabaça na Terra Caipira Paulista e Mineira”.

27/07/2022

09:10

O Museu Major Novaes receberá, de 30 de julho a 27 de agosto, a Exposição Itinerante “Trajetória da Cabaça na Terra Caipira Paulista e Mineira”.
O evento é uma iniciativa do Projeto Terra Caipira Paulista, que nasceu da pesquisa científica da pesquisadora e cidadã cruzeirense Camila Rocha, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade – DTecS da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI.
Neste ano, a exposição foi inscrita e classificada como projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFEI – PROEX na linha temática de Cultura e Arte.
A cabaça é o artefato cultural caipira do estudo e será exposta por meio de diversas narrativas que envolvem os hábitos, costumes, saberes e fazeres artesanais dos povos que protagonizaram a formação socioespacial da região do Vale do Paraíba.
Nesta edição, o projeto buscou expandir suas fronteiras, abraçando o estado vizinho de Minas Gerais. Os estados de São Paulo e Minas Gerais apresentam uma simbiose de valores, que une os povos e fortalece a identidade cultural.
A Exposição Itinerante é um evento integrante do mês comemorativo Agosto Caipira, criado pelo próprio projeto para abraçar outras ações que serão desenvolvidas no município.
A abertura oficial acontecerá no próximo sábado, 30, às 16h, ocorrerá com muita música do Grupo de Viola Caipira. A entrada é franca.
Acompanhe as ações: @terracaipirapaulista
Curadoria: @camilarocha.arq
Faça parte dessa celebração!

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.