Obras do novo centro de hemodiálise em Cruzeiro estão avançadas

19/04/2023

Prefeitura de Cruzeiro, Hospital Santa Casa e o Consórcio do Vale Histórico, estão dando andamento às obras do novo Centro de Hemodiálise, que atenderá os pacientes de toda região. O trabalho está adiantado, conforme última visita técnica, realizada na última segunda-feira (17/04), pela superintendente da unidade, Imaculada Conceição e o prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel.

O local contará com várias salas, sendo dois consultórios, sala de emergência, uma recepção acolhedora e humanizada, além de toda infraestrutura diferenciada e necessária para o atendimento dos pacientes de hemodiálise.

Atualmente o serviço é prestado por uma empresa privada, contratada pelo Poder Público. São 54 pacientes de Cruzeiro e todo Vale Histórico, que utilizam o equipamento. Todos eles migrarão para essa nova clínica sem sofrer nenhum prejuízo no tratamento.

Inicialmente, serão atendidos os pacientes que já estão em tratamento, mas com o novo espaço, a intenção é ampliar o serviço, abrindo mais vagas para os moradores da região.

Histórico – O serviço de hemodiálise para pacientes de Cruzeiro e região, é realizado por uma empresa particular, contratada pela prefeitura. Com o fim do contrato, e a negativa de se prorrogar o serviço, as prefeituras da região se uniram para encontrar uma saída para não deixar os pacientes sem atendimento.

Mediante a negativa da empresa de prorrogar o contrato, bem como, de alugar o espaço atualmente utilizado, os prefeitos da Consórcio do Vale Histórico (Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lavrinhas, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro) realizaram uma reunião emergencial no Hospital Santa Casa (referência da região) e definiram que seria necessário a construção do novo espaço.

Após estudos técnicos e levantamento de valores, ficou acordado entre os municípios a construção desse novo Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Cruzeiro, para atender todos os pacientes em tratamento, bem como, posteriormente ampliar o número de vagas.

A previsão, é que as obras terminem em dois meses, quando serão adquiridos equipamentos, e realizada a contratação de equipe especializada para fazer o atendimento dos pacientes. Dessa maneira, nenhum moradores, seja de Cruzeiro, ou da região do vale Histórico, que esteja realizando o procedimento, ficará sem hemodiálise.