Skip to content

| |

Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama

11/10/2022

14:40

O que é o Outubro Rosa?

Para quem não sabe, o Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O rosa se refere ao laço que simboliza a luta contra a doença. Durante a campanha, entidades de saúde, instituições públicas e privadas de diversos setores se mobilizam em torno do tema.

 

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Depois disso, somente em 2008, foi que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, promovendo companhas e iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

 

Outubro Rosa x câncer de mama

Sobre o câncer de mama, infelizmente, esse é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção.

No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

No final das contas, embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover conscientizações, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.

 

Outubro Rosa: mais que um toque, um ato de amor-próprio!

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.