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Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

última atualização;

10/05/2023

20:19

  • Serviço ofertado somente pelo CRAS. Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
  • Quem pode utilizar este serviço:
    • Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial: famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais; famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas; famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.
  • Este serviço requer:
    • Acolhimento;
    • Escuta qualificada;
    • Atendimento particularizado;
    • Visitas domiciliares;
    • Acompanhamento familiar;
    • Plano de Acompanhamento Familiar;
    • Encaminhamentos para acesso a benefícios, serviços socioassistenciais e para outras políticas públicas;
    • Palestras;
    • Atividades/eventos comunitários.

Para obter informações mais detalhadas , necessário abrir as abas de cada requisito.

CRAS Leste: (12) 3145-6670

CRAS Oeste: (12) 2285-8264
CRAS Leste: crascruzeiroleste@hotmail.com

CRAS Oeste: cras1-cruzeiro@yahoo.com.br
CRAS Leste: Rua Eurides Martins de Souza Rocha, 380, Nova Cruzeiro.

CRAS Oeste: Rua Sete de Setembro, 440, Vila Paulista.
CRAS Leste: Das 08:00 às 17:00, de segunda à sexta-feira.

CRAS Oeste: Das 08:00 às 17:00, de segunda à sexta-feira.
– Documentos necessários: RG, CPF e NIS.
IMPORTANTE: Caso o(a) usuário(a) não possua documentos, será atendido(a) e orientado(a) para a realização dos mesmos, bem como receberá outras orientações conforme as necessidades apresentadas.
Não há um prazo máximo estipulado para que o(a) usuário(a) seja atendido(a), pois depende da demanda apresentada e da participação e envolvimento da família e/ou indivíduo.
Oficinas com famílias, ações comunitárias, ações particularizadas, visitas domiciliares e encaminhamentos para demais serviços da rede socioassistencial.
Principais etapas para o processamento do serviço:
1. O(a) usuário(a) se dirige até a unidade por meio de procura espontânea, por encaminhamento de outro órgão (privado ou público) ou por meio de busca ativa, realizada pelos técnicos do CRAS.
2. O(a) usuário(a) será recepcionado(a) por uma acolhida inicial realizada pela equipe técnica que emitirá informações a respeito dos serviços, ou, passará pelo atendimento na recepção e, caso necessário, irá direcioná-lo(a) para um próximo atendimento conforme sua necessidade.
3. Nesta etapa, o(a) usuário(a) será atendido(a) por um técnico de nível médio ou superior que realizará uma escuta qualificada, com levantamento dos dados pessoais, socioeconômicos, sobre a moradia e outros, para que haja uma compreensão da realidade social dos(das) usuários(as) e, assim, realizar as intervenções e os encaminhamentos pertinentes à demanda apresentada.

Canais de atendimento para solicitar o serviço ou eventuais manifestações:
– Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Controladoria e Gestão do Município (CGM): https://www.cruzeiro.sp.gov.br/controladoria/
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social