Prefeito se reúne com delegado seccional para traçar estratégias para aumentar a segurança de Cruzeiro

30/03/2023

O prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel, acompanhado do secretário municipal de segurança pública e trânsito, doutor José Antônio de Paiva Gonçalvez, se reuniu com o delegado seccional de Cruzeiro e região, doutor João Paulo. O tema do encontro não poderia ser outro, do que segurança publica e a busca pela redução dos índices de criminalidade, principalmente homicídios.

Durante a reunião, foram expostos dados importantes pelas autoridades, que mostram uma evolução na queda dos índices de criminalidades. Apesar de alguns crimes pontuais, que mexem com a opinião pública, Cruzeiro demonstrou queda em vários indicadores.

Apesar disso, para tentar aumentar a sensação de segurança da população, foi apresentado da parte da Polícia Civil de Cruzeiro, novas estratégias de combate ao crime, principalmente organizado, que serão acolhidas e implantadas também pela Prefeitura.

Infelizmente, muitas das ações estratégicas apresentadas no encontro não serão divulgadas, pois segundo as autoridades de segurança, podem colocar em risco algumas operações que serão realizadas nos próximos meses.

A prefeitura por sua vez, também apresentou todas as melhorias que vem realizando dentro da área.

Guarda Municipal – Uma das conquistas de Cruzeiro para melhoria da segurança pública, foi a reestruturação da GCM de Cruzeiro, que conta com um novo efeito. Além de mais homens e mulheres na rua, a Administração Municipal também prepara para que em breve sejam disponibilizadas armas para os agentes municipais.

Vários membros da GCM de Cruzeiro concluíram recentemente, o curso de manuseio de pistolas semi-automáticas e prática de tiro. A capacitação, iniciada no começo de setembro do ano passado, foi ministrada pela equipe técnica da GCM de São José dos Campos.

Vale ressaltar, que a atual Administração, foi responsável pela realização de dois concursos públicos, contratando assim 25 novas pessoas, entre homens e mulheres, para fazerem parte da Guarda Municipal.

Além do aumento do efetivo, a GCM de Cruzeiro conta também com uma nova frota de veículos. Foram adquiridos, entre os novos carros, duas caminhonetes equipadas que são utilizadas pelos agentes.

Iluminação Pública – A Prefeitura também tem realizado outra melhoria que indiscutivelmente traz mais sensação de segurança e aumenta a qualidade de vida da população. Por meio da Secretaria Municipal de Obras, o Executivo tem realizado a troca de todo parque de iluminação da cidade, colocando agora, lâmpadas de leds.

Com a instalação de novas lâmpadas de led, nos postes do bairro Washington Beleza e Vila Paulista, a Prefeitura de Cruzeiro chegou a aproximadamente 60% de todo parque de iluminação com o novo sistema. Foram trocadas até agora, cerca de 5 mil pontos, em um parque que totaliza cerca de 8,5 mil.

Câmeras COI – Além disso, a Prefeitura de Cruzeiro tem sido indispensável na colaboração com investigação e prevenção de crimes na cidade, por meio do monitoramento feito pelas Câmeras do COI (Centro de Operações Integradas). Após a instalação o número de equipamentos já foi ampliado em mais de 25% em toda cidade.

Recentemente foram instaladas novas câmeras, e nesse momento o COI atua com cerca de 100 pontos de monitoramento em toda cidade, seja no centro, como também nos bairros.

E para além do monitoramento 24 horas por dia, por meio das imagens, o COI disponibiliza também vários outros recursos de inteligência, que tem auxiliado as Policias Civil e Militar, no combate ao crime, integralizando as forças de segurança.