| |

Prefeitura assina contrato com empresa responsável pela construção de shopping na cidade

15/06/2022

A Prefeitura de Cruzeiro assinou nesta quinta-feira (15), o contrato de cessão do antigo prédio da AGEF com a empresa responsável pela construção do shopping de Cruzeiro. Representantes da HLMM – Administração de Bens Ltda., que faz parte do Grupo Shibata e do Shopping Jardim Oriente em São José dos Campos, estiveram na cidade para formalizar o contrato.

Na oportunidade, o prefeito Thales Gabriel e equipe responsável pela implantação do empreendimento, receberam os empresários Fernando Shibata e Fábio Shibata, que após a formalização documental, realizaram a primeira visita técnica ao local, onde futuramente, o empreendimento será instalado.

Pelas primeiras avaliações, representantes da empresa e da Administração Municipal, demonstraram otimismo quanto as possibilidades que o espaço oferece.

Próximos passos – A partir de agora, a empresa deverá contratar uma consultoria para elaborar o Plano de Preservação do Patrimônio Histórico e Ferroviário do prédio da AGEF. Nesta etapa, serão coletados dados históricos para criação de um relatório, que terá o prazo de 60 dias para ser entregue.

Toda documentação levantada e o projeto da empresa, serão apresentados posteriormente ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que terão a partir daí, 30 dias para avaliar os dados.

Após a aprovação das autarquias, a empresa poderá iniciar efetivamente toda obra necessária para implantação do shopping. O investimento para instalação do empreendimento será apresentado após a elaboração do relatório de preservação histórica.

A locação do imóvel, porém, já tem um valor definido na cessão de uso. Segundo os documentos apresentados, a empresa pagará R$8 milhões, à União pelos próximos 20 anos. A expectativa é de que em 24 meses, a partir da aprovação de todo projeto, as obras estejam concluídas.