Prefeitura de Cruzeiro implanta Operação Nossa Cidade Mais Verde

10/03/2023

Iniciativa busca locais onde possam ser plantadas mudas de árvores mediante a estudo de impacto para evitar problemas futuros

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), lançou o programa Operação Nossa Cidade Mais Verde. A iniciativa pretende realizar plantio de árvores em vários pontos da cidade, contribuindo assim com o meio ambiente, e gerando vários benefícios, que vão a beleza natural do espaço, como na produção de oxigênio, sombra, na contenção de infiltração de água no solo e na regulação do microclima.

A iniciativa se dá mediante à solicitação popular. A pasta receberá por meio das redes sociais, uma sugestão, (praça, área verde, beira de rio, áreas públicas em geral) em que gostaria que tivesse árvores. Mediante a demanda, os funcionários da SEMA, farão uma análise de viabilidade e um projeto e, à medida que forem recebendo ou até mesmo produzindo mudas no Viveiro Municipal, o plantio será feito.

Os técnicos do meio ambiente de Cruzeiro garantem que toda a arborização será feita com responsabilidade técnica para evitar qualquer problema futuro. Dessa maneira, serão escolhidas espécies adequadas, para cada ambiente, confirmando principalmente se o porte da muda é compatível com o local.

Todos os plantios serão realizados em um espaço que a árvore cresça com segurança para que a que a raiz não danifique as calçadas.

A secretaria, dentro desse planejamento, realizou diversas ações de plantio, inclusive, contando com o apoio de alunos da rede municipal de educação. Foram realizados plantios próximos à escolas e em vários outros espaços públicos da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente fica localizada na rua Pedro Ribeiro da Silva, número 280, no bosque Municipal. O contato pode ser feito também pelo WhatsApp: (12) 93500-0790. O horário de funcionamento é das 7h às 13h de segunda a sexta-feira.