Prefeitura de Cruzeiro realiza diversas obras em unidades escolares

14/12/2022

Planejamento da Secretaria municipal de Educação é melhorar a infraestrutura de todas as escolas do munícipio até o segundo semestre de 2023

A Prefeitura de Cruzeiro, tem realizado diversas obras nas escolas municipais da cidade, como parte de um planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O objetivo é colocar em prática o plano de investimentos em melhorias na infraestrutura das unidades escolares da Rede Municipal. A programação contemplará todas as unidades, indistintamente.

As ações começaram ainda em 2022 e a perspectiva da pasta é que até meados do ano que vem, as obras tenham contemplado todas as unidades.

Os trabalhos realizados, são os mais diversos, desde pequenos e necessários reparos como trincas, pinturas, conserto de portas e janelas, pias e bacias sanitárias, a obras de maior impacto, com telhados, ampliação e reformas estruturais.

Com esse planejamento, a intenção da Administração Municipal, é não só reestruturar algumas unidades, mas também realizar uma manutenção mais eficiente, com pequenos reparos, mantendo assim, as unidades em plenas condições de funcionamento.

Um dos exemplos é na E.M Prof. Joaquim de Paula Guimarães, no bairro da Vila Crispim, onde está sendo construído um conjunto sanitário completo, adaptado para atendimento da pré-escola

Outra obra importante é na E.M. Profa. Ita Fortes, no II Retiro da Mantiqueira, onde está sendo implantado um programa de segurança, com ampliação de muros e a construção de uma casa de caseiro (com novo plano de concessão de uso, por meio de Edital – outras 4 casas de caseiros serão construídas em 2023)

Outras obras importantes também estão em execução como no CEIC da Vila Ana Rosa, que passa por uma revitalização e reforma total para atender às demandas do novo modelo adotado para a Unidade (com parceria público privada na fachada) e a Sede Pedagógica, no mesmo bairro, que também está em processo de revitalização do espaço de trabalho da equipe pedagógica.

E as obras não serão apenas em unidades já existentes, visto que a Prefeitura já iniciou um projeto estrutural, e estuda um local adequado para construção de uma nova escola no bairro do Itagaçaba.

Essa nova unidade irá atender alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental, desafogando assim, a escola Maria Leonor Costa, que hoje atende mais de 720 alunos. Os recursos para futura escola do Itagaçaba foram conseguidos através de uma solicitação do vereador Anderson Ferrer (Leprechal), junto ao Deputado Federal Marco Bertaiolli.

Outras unidades em reforma:

E. M. Profa. Maria Leonor Costa – Itagaçaba

E. M. Profa. Maria Geraldina Ramalho Gosling – Vila Romana

E. M. Profa. Dalila Filgueiras Pinto – Vila Batista (parte alta)

E. M. Profa. Girlene de Carvalho Alvarenga Martinolli – Jardim América

E. M. Lions – Km 4