Prefeitura de Cruzeiro retoma obras do Mercado Novo

25/07/2022

A Prefeitura de Cruzeiro retomou as obras do Mercado Municipal “Mário Sampaio Coelho” (Mercado Novo), situado na Av. Olívio Nicoli, 296 -366, Vila Canevari. O retorno dos trabalhos se deu após o cumprimento de diversos trâmites burocráticos e administrativos exigidos por Lei.

Presando pela boa aplicação dos recursos públicos, a Prefeitura foi obrigada a paralisar as obras, pois a empresa que até então era responsável pelo serviço, não cumpriu o contrato, sendo necessário o destrato.

Dessa forma foi necessário fazer a reprogramação do convênio, atualizar preços e serviços e passar por nova aprovação da Gigov (Gerência do Governo da Caixa Econômica Federal). Em seguida, a Administração Municipal teve que fazer um novo processo de licitatório, para contratação de uma nova empresa.

“A administração pública deve presar não só pelos prazos, mas também pelo bom uso dos recursos arrecadados. As empresas são contratadas mediante a um processo licitatório, mas por vezes, infelizmente mesmo vencendo o certame, no momento da execução dos trabalhos, não cumpre com todas as exigências, sendo necessário percorrer um caminho burocrático e demorado, para atender as exigências legais”, disse o prefeito Thales Gabriel.

A obra no Mercado Novo prevê a troca de cobertura, piso, implantação de acessibilidade, padronização dos boxes, instalação elétrica e hidráulica, drenagem das águas pluviais, calhas e condutores, demolição e reconstrução total dos sanitários, novo layout para as fachadas dos boxes e iluminação da área comum.

Boa parte de todos esses itens já foram concluídos, como por exemplo, a troca do telhado, construção dos sanitários (falta acabamento), pavimentação do piso pátio coberto, demolições para padronização dos boxes e instalação de calhas e condutores.

Com a reforma total do Mercado Novo, o espaço será utilizado pelos comerciantes e ao mesmo tempo, palco de eventos culturais, artísticos e gastronômicos. De acordo com o prefeito Thales Gabriel, a proposta é que o pátio central coberto seja utilizado para eventos ligados ao comercio local, estimulando o turismo e a geração de emprego e renda.

“Estamos trabalhando para que a cidade tenha um novo espaço turístico, cultural e gastronômico. Pensamos que com isso, além de fomentar o comércio e estimular novas fontes de renda, com geração de emprego, também traremos mais lazer para comunidade”, finalizou.