Prefeitura finaliza licitação e abre caminho para construção do shopping na cidade

02/06/2022

A Prefeitura de Cruzeiro concluiu nesta quinta-feira (02), o processo de Cessão Pública de Licitação, para conhecer a empresa que será responsável em transformar o antigo prédio da AGEF (Armazéns Gerais Ferroviários), no shopping da cidade. Durante o certame, empresas interessadas no empreendimento, deveriam apresentar toda documentação e a proposta comercial para locação do imóvel.

Após analise da comissão, a empresa vencedora do processo foi a HLMM – Administração de Bens Ltda., que faz parte do Grupo Shibata e do Shopping Jardim Oriente em São José dos Campos.

O próximo passo será a finalização do parecer jurídico, homologação de todo processo e consequentemente publicação no Diário Oficial. Todo esse processo deverá acontecer nos próximos cinco dias.

Assim que o contrato for assinado a empresa deverá contratar uma consultoria para elaborar o Plano de Preservação do Patrimônio Histórico e Ferroviário do prédio da AGEF. Nesta etapa, serão coletados dados históricos para criação de um relatório, que terá o prazo de 60 dias para ser entregue.

Toda documentação levantada e o projeto apresentado pela empresa será apresentado posteriormente ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que terão a partir daí, 30 dias para avaliar os dados.

Após a aprovação das autarquias, a empresa poderá iniciar efetivamente toda obra necessária para implantação do shopping. O investimento para instalação do empreendimento será apresentado após a elaboração do relatório de preservação histórica.

A locação do imóvel, porém, já tem um valor definido na cessão de uso. Segundo os documentos apresentados, a empresa pagará R$8 milhões, à União pelos próximos 20 anos. A expectativa é de que em 24 meses, a partir da aprovação de todo projeto, as obras estejam concluídas.