Secretaria de Saúde de Cruzeiro encerra Novembro Azul com centenas de atendimentos e coletas de exames

01/12/2022

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou ao longo deste mês de novembro, diversos atendimentos para intensificar a atenção integral à saúde do homem. Como parte das comemorações do Novembro Azul, as ações tiveram como principal objetivo, a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que mais atingem a população masculina.

Para ampliar a oferta de cuidados, e acolher um maior número de pacientes, além do atendimento semanal, as Unidades de Saúde dos bairros, estenderam o funcionamento em dois sábados, realizando diversas atividades, entre às 7h e 13 h.

Durante todo o mês, foram ampliados diversos serviços, como coleta de sangue para avaliação de PSA, atualizações do esquema vacinal, realização de testes rápidos para detecção de ISTs e orientações de saúde em geral, para estimular ainda mais o autocuidado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram coletadas 597 amostras de sangue para rastreamento do câncer de próstata, e aqueles que tiveram alteração estão sendo encaminhados para serviço especializado.

Embora o mês de novembro tenha se encerrado, as autoridades em saúde do município ressaltam a importância da prevenção e o autocuidado, que deve- se estender durante todo o ano.