Skip to content

|

Selecionados para o Programa Jovem Empreendedor, iniciam curso de qualificação profissional em Cruzeiro

20/03/2023

09:20

Os 30 jovens selecionados para compor a primeira turma do “Programa Jovem Empreendedor” participaram neste fim de semana, do curso “Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro”, realizado pelo Observatório do Turismo de Juquitiba, por meio do projeto Jovens da Mantiqueira.

 

O primeiro módulo, intitulado “(Re)conhecendo o território”, teve início no sábado pela manhã no Centro de Informações Turísticas da Praça Antero Neves Arantes. Os alunos foram recepcionados por Andressa Almeida, integrante do COMTUR, e Thayane Mara, do grupo Viva Cruzeiro, além de representantes do Observatório.

 

O módulo propôs uma atividade de city tour com os alunos para apresentação da história do município a partir da visita a locais emblemáticos da região central, como o Solar dos Rossetti, Igreja Matriz, Santo Cruzeiro, Teatro Capitólio, Rotunda, entre outros.

 

No intervalo entre as atividades, os participantes almoçaram no Restaurante Casa do Barbosa, podendo experimentar um prato elaborado pelo chef de cozinha Vinicius Pena, que também conversou com os jovens.

 

O módulo foi encerrado no Museu Major Novaes, onde os alunos realizaram uma visita guiada ao acervo e reuniram-se com a equipe do Observatório para uma apresentação geral do curso. Ao final do encontro, foi servido café e lanche, em um momento de descontração e interação entre alunos e a equipe do Projeto Jovens da Mantiqueira.

 

O curso “Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro” traz a proposta de atrelar a obtenção de conhecimento técnico em diferentes segmentos turísticos ao exercício da cidadania no território pelos jovens.

 

O segundo módulo, “Políticas públicas em turismo e meio ambiente”, acontece no dia 01 de abril. Os encontros serão realizados quinzenalmente, aos sábados, e percorrerão diferentes lugares de Cruzeiro para que os alunos conheçam atrativos naturais, culturais e históricos do município, além de terem contato com atores locais já atuantes em iniciativas turísticas e socioambientais.

 

Jovem empreendedor – O “Programa Jovem Empreendedor”, tem caráter assistencial, e visa proporcionar ocupação e qualificação profissional para jovens de 15 a 29 anos. Das 30 vagas abertas, 20 receberão, além do curso, uma bolsa de R$400, com prestação de 4 horas de serviços na Administração Municipal. As outras 10 vagas, os beneficiários, estão isentos de prestação de trabalho, e receberão apenas o curso.

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.