Cruzeiro oficializa pedido de instalação de unidades do DEIC e CAEP na cidade para aumento da segurança pública

12/08/2023

O prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel participou nesta última sexta-feira (11/08) da 29ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizado em Potim. O encontro reuniu cerca de 20 prefeitos, Secretários de Governo do Estado de São Paulo, representantes da Caixa Econômica Federal e o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.

A Segurança Pública foi um dos focos principais do encontro. E na esteira dos debates, o Chefe do Executivo de Cruzeiro fez algumas solicitações importantes. Entre as quais, a instalação de um DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), além do aumento do efetivo.

O órgão, ligado à Polícia Civil do Estado, tem por finalidade o exercício das atividades de polícia judiciária na apuração dos delitos de autoria conhecida e desconhecida, visando a repressão as infrações penais praticadas na cidade.

Com a medida, a Polícia Civil de Cruzeiro teria um incremento importante para contribuir com o trabalho que já vem senso desenvolvido nas investigações dos crimes, tornando mais célere e ágil, a resolução dos delitos registrados na cidade.

Além disso, também foi protocolado junto ao Estado, a instalação de uma CAEP (Companhia de Ações Especiais) em Cruzeiro, que daria um incremento maior na atuação da Polícia Militar na cidade.

Ambas solicitações foram realizadas após intensas reuniões e em comum acordo com as autoridades da cidade. Segundo o Prefeito Thales Gabriel, as medidas, que visam melhorar os números da segurança em Cruzeiro, foram pensadas em conjunto, com as Polícias Civil e Militar.

“Estamos nos reunindo com frequência com nossas forças de segurança, com os responsáveis pelas Policias Civil e Militar, para trabalharmos juntos em busca de melhorar os índices da segurança pública em nossa cidade”, disse.

Durante o encontro, as autoridades da região ainda discutiram a criação do programa “Muralha Paulista”, que prevê a instalação de câmeras de monitoramento para prevenção de crimes nos municípios. Projeto esse, que vai ao encontro do que já vem sendo desenvolvido em Cruzeiro por meio do COI (Centro de Operações Integradas).