Prefeitura de Cruzeiro chega próximo a 60% de iluminação Pública de LED na cidade

10/02/2023

Substituição para o sistema mais moderno e econômico de iluminação, deve chegar em 100% em 8 meses

Com a instalação de novas lâmpadas de led, nos postes do bairro Washington Beleza e Vila Paulista, a Prefeitura de Cruzeiro chegou a aproximadamente 60% de todo parque de iluminação com o novo sistema. Foram trocadas até agora, cerca de 5 mil pontos, em um parque que totaliza cerca de 8,5 mil.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEOS), em 8 meses todos os pontos de iluminação da cidade serão de LED. Trata-se de um projeto implantado pela Administração Municipal, para melhorar não só a iluminação das ruas, mas também gerar economia e segurança para população.

Já são vários bairros contemplados com a nova iluminação, entre eles o Itagaçaba, KM4, Vila Paulista, Washington Beleza, Centro, entre outros. A equipe responsável pela instalação, tem seguido um cronograma levando em consideração em um primeiro momento, as principais vias de cada bairro, mas a prefeitura garante, que todas as ruas serão contempladas.

De acordo com o secretário municipal de obras de Cruzeiro, Paulo Félix, as lâmpadas de LED trazem muitos benefícios, entre os quais, mais economia, segurança, durabilidade e menores custos de manutenção.

“São tantas melhorias com a colocação de lâmpadas de led, mas sem dúvida o aumento da luminosidade e consequentemente a maior sensação de segurança, para quem está andando nas ruas e para o trânsito, nos motiva ainda mais a dar sequência nesse projeto”, disse.

As  novas lâmpadas , segundo técnicos da Secretaria, traz mais luminosidade, mesmo com uma potência menor, ou seja, o consumo de energia para a produção de luz diminui consideravelmente, proporcionando economia de custos.

Outro benefício para administração, é com relação ao tempo de vida útil do equipamento. Normalmente, as luminárias dessa tecnologia precisam de menos manutenção, se comparadas aos modelos antigos, além de ter uma durabilidade superior a 100 mil horas.

De acordo com o prefeito Thales Gabriel, a grande vantagem oferecida pela tecnologia LED para a população está na segurança, visto que com uma maior luminosidade, os pontos de escuridão nas vias públicas são reduzidos.

“Vamos deixar todos os nossos pontos de iluminação pública com LED, dando mais segurança, gerando economia, e melhorando de maneira geral a infraestrutura de nossa cidade, que sem dúvida, passa também pela iluminação pública”, disse.

Os moradores que notarem problemas na iluminação pública, como lâmpadas queimadas no poste ou que estejam fracas, devem entrar em contato com a empresa responsável pela manutenção no site: https://cruzeiro.notificacao.gestoriluminacaopublica.com.br/

Você pode conhecer mais do atendimento de troca de lâmpadas nas redes sociais: @iluminacruzeiro